Sem categoria

China ajusta número de pessoas abaixo do limite de pobreza

O número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza pode chegar a 100 milhões na China se o país decidir aumentar o valor mínimo de referência atual para 1500 yuans (161 euros) por ano, disse uma autoridade do organismo de luta contra a pobreza. Hoje, o limite na China é de 1.196 yuans por ano.

A erradicação da pobreza deve ser uma prioridade do país em 2011, segundo Lin Jiali, vice-presidente da Associação Chinesa de luta contra a pobreza e para o desenvolvimento.

"O nível de pobreza poderia aumentar para 1.500 yuans por pessoa/ ano já em 2011, até 25% acima do limite atual definido em 2008", afirmou.

Atualmente, cerca de 36 milhões de pessoas são classificadas como vivendo em situação de pobreza na China, segundo estatísticas oficiais.

O nível de crescimento econômico e a inflação justificam o aumento proposto, disse Lin.

O valor de referência para o nível de pobreza ainda está bem abaixo de 456 dólares por ano (em 2986 yuan), o equivalente a $ 1,25 por dia, estabelecido pelo Banco Mundial.

"Aumentar o limite vai permitir que mais pessoas se beneficiem de subsídios do Estado", diz Wang Sangui, um professor especializado no estudo da pobreza no Departamento de Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural da Universidade de Renmin.

"É inteiramente consistente que a China observe a linha de pobreza em 1.500 yuans durante o 12º Plano Quinquenal, em consonância com o forte crescimento económico", concluiu, exortando o governo a alocar mais fundos para luta contra a pobreza.

No entanto, nem todo mundo vê isso com bons olhos. Yu Jianrong, professor de desenvolvimento rural da Academia Chinesa de Ciências Sociais, é terminantemente contra.

Para ele, o país deve concentrar seus esforços apenas em famílias mais pobres. "Atualmente, o orçamento da luta contra a pobreza não é muito substancial", lamenta.

Fonte: China Daily, ed. em francês