Sem categoria

Haiti anuncia resultados preliminares de eleições

O Comitê Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti pretende anunciar nesta segunda-feira (4) os resultados preliminares das eleições de 20 de março, depois de adiar a data inicial em razão do alto número de irregularidades detectadas.

A divulgação da primeira apuração estava programada para quinta-feira (31), mas devido a problemas encontrados em mais de 60% das cédulas, o Comitê remarcou a para esta segunda.

Desde a madrugada, as expectativas e a tensão tomam conta das ruas da capital, Porto Príncipe, onde centenas de policiais foram mobilizados para impedir eventuais incidentes violentos.

Autoridades haitianas e representantes de organizações internacionais chamaram a população para acatar os resultados e evitar qualquer tipo de protesto, ante a ameaça de os candidatos ao Senado realizarem manifestações públicas e atos de desobediência caso os resultados eleitorais não os beneficiem.

Os aspirantes à presidência Michel Martelly e Mirlande Manigat continuaram com a autoproclamação de supostas vitórias nas urnas, fato proibido pela legislação eleitoral haitiana.
A missão no Haiti das Nações Unidas e da Organização dos Estados do Caribe decidiu, no sábado passado, manter suas forças no país até o anúncio definitivo dos resultados eleitorais no próximo 16 de abril.

A única cifra oficial conhecida até o momento é a do número de irregularidades nas cédulas para presidente (1.518), as quais superam as do primeiro turno (menos de mil), realizada em novembro de 2010.

O Comitê informará nesta segunda-feira o total de votos descartados, ainda que observadores indiquem que o número pode ser “alarmante”.

Alguns candidatos acusaram o organismo eleitoral de falsificar as cédulas no momento da apuração, por considerar impossível que mais da metade das cédulas teriam sido supostamente adulteradas nas urnas.

As análises incluíram também a verificação das listas eleitorais, depois de descobrir o número de votantes notavelmente superior ao dos inscritos inicialmente nos locais de votação.

No último dia 20 de março, o Haiti viveu o segundo turno das eleições gerais para escolher sete senadores, 79 deputados e o novo presidente da nação, após a anulação das eleições do último mês de novembro por denúncias de fraude e pressões de organismos internacionais.

Fonte: Prensa Latina