Lucia Antony iniciou a semana sacudindo a Câmara

A semana começou intensa na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante a sessão plenária de hoje (4), a vereadora Lúcia Antony levantou a discussão do meio ambiente e da saúde da mulher por meio da discussão do programa do governo federal Rede Cegonha e da Campanha da Fraternidade, organizada pela igreja católica e que esse ano traz como tema “Fraternidade e a Vida no planeta”.

Amazonia
Enquanto presidenta da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos das Mulheres e integrante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora comprometeu a acompanhar de perto a implantação do programa Rede Cegonha em Manaus. Ela vai convocar, em breve, o secretário Municipal de Saúde, Francisco Deodato, para obter esclarecimentos sobre a instalação do programa federal na cidade.

Com investimentos de R$ 9,4 bilhões até 2014, o programa foi lançado no dia 28 de março pelo Ministério da Saúde, para prestar cuidados especiais à gestantes e crianças de até dois anos. Os investimentos devem atingir toda a rede que atende gestantes, da unidade de saúde básica, passando pelo exame pré-natal, ao transporte seguro e ao parto nos leitos maternos do SUS (Sistema Único de Saúde). “O Rede Cegonha vai garantir o melhor acompanhamento pré-natal, preservando a saúde das crianças, diminuindo a mortalidade infantil e materna, pois providenciará partos mais humanizados”, destacou Lucia Antony.

Campanha da Fraternidade será debatida na Câmara Municipal de Manaus

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) afirmou ainda que a escolha do meio ambiente como foco principal da Campanha da Fraternidade de 2011 deve contribuir para reforçar a questão de que a Amazônia precisa ser preservada como patrimônio inalienável do povo brasileiro. A parlamentar comunista é a autora da solicitação da tribuna popular que será realizada, na próxima quarta-feira (06/04), para aprofundar o debate proposto pela Igreja Católica, cujo tema da campanha deste ano é “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Para Lucia Antony, o momento é oportuno para debater um assunto de extrema importância como o meio ambiente, defendendo que a discussão deve ser mais ampla e passar também pelo debate do uso sustentável de nossas florestas. “Não podemos deixar de aproveitar o momento para discutir e reafirmar que a Amazônia pertence aos brasileiros. Temos competência e condições de manter a integridade de nossas florestas e de nossos rios, sem interferência externa. A preservação do meio ambiente é fundamental para preservar o ser humano”, disse.

Lucia Antony apresentou uma moção na qual parabeniza à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo lançamento da Campanha da Fraternidade de 2011 e pelo tema escolhido.

De Manaus,
Anwar Assi