Lula Morais destaca debate sobre combate à desertificação

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou, na última sexta-feira (08/04) em plenário, o Encontro Estadual do Pacto pela Convivência com o Semiárido realizado ontem pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa.

Realizado na quinta-feira (07/04), o evento teve como tema o combate à desertificação no semiárido do Estado. O parlamentar explicou que entre as sugestões do encontro está a substituição da lenha por fontes alternativas de energia na produção das olarias e padarias.

De acordo com o deputado, a Funceme vem estudando a relação do homem com o meio ambiente e atestado a desertificação em várias regiões do Ceará. “Temos áreas desertificadas e outras em processo de desertificação que precisam ser preservadas. Precisamos recuperá-las para que o solo volte a ser fértil e útil para a produção de alimentos”, assinalou.

Lula Morais, presidente do Conselho, disse que é preciso formatar uma tecnologia para superar o problema de convivência do homem com o semiárido. Segundo ele, é necessário dar acesso a serviços como água, esgoto e coleta de lixo, para a população que vive nessa região. “É preciso agir e intervir de forma sustentável com o meio ambiente”, acentuou.

O deputado lembrou que o debate promovido pela Comissão de Altos Estudos foi iniciado por sua sugestão, o que vem sendo feito desde a legislatura passada. A ideia é propor meios para proteger o bioma caatinga. “Existem experiências extremamente positivas como a recuperação do riacho Cangati, no sertão de Canindé”, avisou.

Na bacia do riacho, conforme esclareceu o comunista, houve uma Intervenção por cinco anos que recuperou o meio ambiente. “Com poucos recursos, a área se recuperou e está propiciando geração de renda, com produção de arroz.”

O parlamentar explicou que foram usadas somente pedra, a força do homem e a vontade de fazer. “Com a união da comunidade vamos fazendo intervenções simples. Barragens sucessivas, parede de pedra, aonde a água corre e a plantação é feita horizontal. A barragem retém matéria orgânica, foi plantada mata ciliar, com vegetação frutífera e hoje há produção de mel, com 100 colmeias espalhadas pela comunidade”, disse.

Ele acrescentou que, com medidas simples, foram gastos R$ 500 mil em cinco anos. Um olho d’água que há cinco anos não jorrava, voltou a jorrar. “Quem sobrevoa a região, mesmo no segundo semestre, se vê uma área verde.”

Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (PR) parabenizou a realização do Pacto pela Convivência com o Semiárido, região que ocupa 85% do Ceará, trazendo a solução e resultados para a população que vive nessa área.
JS/AM

Áudio (Disponibilizado no Portal por uma semana)

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa