Sem categoria

Sintratel convoca eleição da diretoria para 20 de abril

As eleições para a escolha da nova diretoria do Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing) serão realizadas no próximo dia 20, quarta-feira. Os dirigentes eleitos exercerão o mandato no quadriênio 2011–2015.

Em assembleia realizada na sede da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), os trabalhadores nas centrais de telemarketing e em teleatendimento definiram, em cenário democrático e transparente, a comissão responsável pelo acompanhamento e fiscalização de todo o processo eleitoral. O presidente da CTB-SP, Onofre Gonçalves, foi escolhido para presidir a comissão.

Para Marco Aurélio, presidente do Sintratel, a presença ativa na assembleia de inúmeros trabalhadores de várias empresas do setor é um dado positivo. Segundo ele, a categoria vive um processo de amadurecimento e participa decisivamente das diversas atividades do sindicato.

"O sindicato é o legítimo canal para que nós, operadores em telemarketing, reivindiquemos melhores condições de trabalho nas empresas”, declarou JRSP, funcionário da SPCOM. “A luta pela defesa dos trabalhadores e pela ampliação dos benefícios deve continuar. Por esse motivo, temos de participar e prestigiar o processo eleitoral do sindicato.”

Fundado em 1992, o Sintratel foi o primeiro sindicato de trabalhadores em Telemarketing da América Latina. Por sua atuação combativa e classista ao longo destes 19 anos, a entidade garantiu inúmeros direitos e benefícios para a categoria — como a jornada semanal de 36 horas, a aprovação e a aplicação do Anexo II da NR17, além da Convenção Coletiva de Trabalho.

A área de atuação do Sintratel abrange cidades do porte de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Mauá e Mogi das Cruzes, bem como os municípios da região do ABC. Só no estado de São Paulo, há 400 mil trabalhadores em telemarketing, sendo 250 mil na capital e na região metropolitana. Uma das demandas em evidência da categoria é a necessidade de ampliar a organização nos locais de trabalho.

O setor de telemarketing está em franca expansão no país. A categoria cresceu 550% na última década e já soma 1,4 milhões de trabalhadores. Segundo pesquisas, 76% da base é formada por mulheres, e 70 % têm entre 18 a 29 anos. Para a maioria desses jovens, o telemarketing é a forma de inserção para o primeiro emprego.

Da Redação, com informações do Sintratel