Escolas devem priorizar a educação ambiental, diz Lucia Antony

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) pediu, nesta quarta-feira (13/04), que a educação ambiental seja priorizada nas escolas da rede pública da cidade de Manaus como forma de conscientizar os jovens sobre a importância de se preservar o meio ambiente para as futuras gerações.

A parlamentar defendeu a proposta durante a discussão plenária, de sua autoria, que foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para falar sobre a Campanha da Fraternidade de 2011, da Igreja Católica, cujo tema deste ano “Fraternidade e a Vida no Planeta”, coloca o meio ambiente como pauta.

A questão do meio ambiente já é abordada nas escolas públicas municipais como componente de ensino de várias disciplinas. Porém, a metodologia adotada precisa avançar para que a temática ambiental seja empregada com mais frequência e alertar os jovens sobre as consequências negativas que a degradação do meio ambiente pode ter para o futuro do planeta. “A relação dos ser humano com a natureza está longe de ser a ideal. Os problemas ambientais ocorrem, em grande parte, por causas naturais. Contudo, a ação do homem tem contribuído significamente para o aumento da degradação do meio ambiente e seus efeito negativos para a população mundial. Precisamos educar os nossos jovens sobre o meio ambiente, pois são eles o futuro da humanidade”, disse Lucia Antony.

O arcebispo da Arquediocese Metropolitana de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, destacou que a educação ambiental é essencial para a preservação do planeta. Ele criticou a falta de uma consciência ambiental das pessoas que poluem o meio ambiente, jogando o lixo nos igarapés e desmatam as florestas. “O homem e a mulher se acham Deus e estragaram a natureza. Se não tomarmos cuidado, arrebentaremos a nossa casa (o planeta) e não teremos para onde ir.
A solução está nos pequenos gestos. Não poderemos resolver todos os problemas, mas podemos resolver alguns. As gerações futuras possuem o direito de viver igual ou melhor do que a nossa geração”, afirmou Dom Luiz Soares Vieira.

Lucia Antony é autora da moção na qual parabeniza à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo lançamento da Campanha da Fraternidade de 2011 e pelo tema escolhido.

Tecnologia
A vereadora Lucia Antony defendeu que os avanços científicos e tecnológicos sejam empregados para melhorar a relação do ser humano com a natureza. Ela destacou que a tecnologia deve ser usada para desenvolver uma matriz energética menos poluente do que as empregadas atualmente. “O sistema capitalista não tem se preocupado com o meio ambiente. Os interesses econômicos não podem ser mais importantes que a vida humana. Preservar o meio ambiente é uma questão política”, disse a parlamentar.

De Manaus,
Anwar Assi