PT expulsa prefeito Raul Filho e deputada Solange Duailibe

O prefeito de Palmas, Raul Filho, e a deputada estadual e primeira-dama da Capital, Solange Duailibe, foram expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão foi tomada pelos membros do diretório regional do partido, neste sábado, 16. O diretório já havia divulgado informações sobre a expulsão do prefeito Raul Filho no início da tarde. Solange foi expulsa do partido com base no artigo 217 do Estatuto no partido, que dispõe sobre a fidelidade partidária.

O site Cleber Toledo está apurando mais informações sobre a expulsão da deputada Solange Duailibe, que já havia anunciado sua ida para o PSD, nessa quarta-feira, 13, participando da fundação do partido, em Brasília. A Assessoria de comunicação da deputada estadual disse que ela não iria se pronunciar sobre o assunto.

Sobre o prefeito Raul Filho, a reunião do diretório estadual do PT que decidiu pela sua expulsão, contou com 34 membros presentes. No momento da votação do processo disciplinar, 29 votos a favor da expulsão, quatro pela suspensão e uma abstenção.

Segundo o presidente do diretório regional do PT, Donizeti Nogueira, o prefeito Raul Filho foi expulso do partido com base no artigo 14, incisos 4 e 6, e no artigo 213, incisos 10 e 11 do Estatuto do partido. Segundo o presidente do PT, o artigo 14 diz que "dar-se-á a expulsão aos casos de desobediência às deliberações e regulamento da bancada". Já o artigo 213 fala sobre a "atuação em campanha partidária em favor de candidatos não apoiados pelo PT".

Donizeti Nogueira afirmou que foi o prefeito que rompeu com o partido e que, apesar das conquistas, perdem os dois. "O prefeito Raul perde porque não tem mais o apoio do PT, e o PT perde porque não tem mais o prfeito da Capital. Mas na aliança do PT com o Raul, iniciada em 2003, todos saíram ganhando. Não conseguimos o objetivo do partido, que era eleger o governador em 2010. O prefeito Raul não aceitou ser candidato a governador. Agora cada um seguirá em busca de outros caminhos", disse Donizeti.

A comissão de Ética do partido leu o relatório sobre os processos disciplinares instaurados contra o prefeito Raul Filho e contra a deputada estadual Solange Duailibe. A defesa de Raul e Solange foi apresentada e discutida entre os 34 membros do diretório, presentes na reunião.

Mais informações a qualquer momento.

Site Cleber Toledo
Atualizada às 18h47.
Aquiles Lins – Da Redação