Metalúrgicos do Rio lançam chapa de unidade

Foi lançada, no dia 14, em ato na sede do Sindicato da categoria, a chapa única dos metalúrgicos do Rio para a próxima eleição sindical. O ato reuniu diversas forças políticas que saudaram a decisão de lançar uma chapa de unidade, encabeçada pela CTB.

A chapa de unidade foi uma “imposição” dos trabalhadores, como lembrou o atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Alex Santos. “Essa foi a decisão dos trabalhadores reunidos no IX Congresso dos Metalúrgicos em janeiro deste ano”, informou Alex.

“Temos desafios enormes pela frente, entre eles recompor o poder de compra da categoria, e o maior de todos: conscientizar a nossa categoria de que ela é importante demais, não só na hora de decidir uma campanha salarial, mas também na hora de definir o rumo deste país. Temos um país maravilhoso, mas construir um país melhor está nas mãos de cada trabalhador e essa entidade pode ser a condutora da nossa categoria para um futuro mais próspero”, definiu o presidente do Sindimetal.

Para o deputado federal Assis Melo (PCdoB), que também é e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS), a luta política deve ser encarada com grande importância pelos trabalhadores. “Nós ainda achamos que política é para os outros fazerem. Os trabalhadores precisam participar da luta política para transformar a realidade em que estamos. Precisamos avançar na consciência da classe trabalhadora. E a maior elevação da consciência é quando estamos unidos. Não haverá conquista para os trabalhadores sem unidade, organização e luta”, declarou Assis.

Segundo o diretor do Sindicato, Jorginho, “já houve momentos como esse, mas há muito não acontecia essa união de todas as forças políticas que atuam na nossa categoria. Isso para nós é importante. Para a APS, que compõe o mandato atual, essa foi uma gestão vitoriosa e com muitos avanços. Temos certeza que essa unidade vai fazer um mandato de muita luta e vitórias para a classe trabalhadora”.

Representando a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB), Jayme Ramos lembrou que “a construção da unidade é sempre difícil, mas vocês estão de parabéns por conquistarem essa unidade. Para lutar pela plena reativação da indústria naval é preciso desenvolver uma grande luta e, para isso, a unidade desta chapa é um passo muito importante”.

Apesar de não poder estar presente, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), encaminhou uma mensagem, lida pela camarada Luísa Barbosa: “Parabenizo os companheiros metalúrgicos pela amplitude, entendendo que a unidade é a chave da vitória na luta por um Brasil livre, soberano, com desenvolvimento e valorização do trabalho”.

O secretário estadual Sindical do PCdoB-RJ, Fernando Nogueira, saudou a unidades das centrais sindicais e disse que “é essa visão clara de unidade dos trabalhadores que vai fazer a luta avançar. Os trabalhadores impuseram a todas as forças políticas a construção de uma chapa única. Só unidos é que nós vamos conseguir mais vitórias”.

O presidente do PT-Rio, Sebastião Alberes, parabenizou os trabalhadores e disse que “a categoria entendeu que nós todos, que através de um projeto único elegemos a primeira mulher Presidente da República, também obteremos mais conquistas com a unidade da classe trabalhadora”.

Para José Mascarenhas, do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, “os trabalhadores só são fortes quando estão unidos”. Também destacaram a força do Sindicato e a importância da chapa unitária o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Rogério Moreira, a coordenadora estadual da Unegro, Cláudia Vitalino, e Pimentel, do PSTU. A eleição para a nova direção do Sindicato ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de maio.