Sem categoria

Seis guerrilheiros das Farc morrem em operação na Colômbia

Seis guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram assassinados em uma operação conjunta entre a polícia e a força aérea colombiana. Eles morreram durante bombardeio na região de Riosucio, no distrito de Choco.

“Foi um golpe certeiro contra o acampamento da frente de número 57 das Farc, localizado no município de Riosucio e que funcionava como um centro de treino e formação”, afirmou o ministro da Defesa da Colômbia, Rodrigo Rivera.

De acordo com Rivera, na operação militar morreram seis pessoas, entre elas uma guerrilheira chamada Glória, que é considerada uma das "ideológas" das frentes de combate das Farc. Na ação foram descobertas armas e documentação destinadas aos jovens e camponeses da região.

Em sua conta no twitter, o presidnete da Colômbia, Juan Manuel Santos, comemorou os assassinatos: "Felicito a polícia e a força aérea pela operação conjunta na qual morreram seis subversivos das Farc em Chocó", disse o presidente, que foi ministro da Defesa de seu antecessor, Álvaro Uribe, que sempre rejeitou as propostas para dialogar com as Farc em busca de uma saída pacífica para o conflito armado no país.

A operação se dá uma semana depois de as tropas do Exército abaterem sete insurgentes das Farc no departamento de Caquetá. Em março passado, 53 guerrilheiros foram assassinados, enquanto outros 90 foram presos e 85 desertaram das fileiras do grupo, segundo dados de Rodrigo Rivera.

Com Telesur