Sem categoria

Ultradireita avança em eleições na Finlândia

O Partido nacionalista Verdadeiros Finlandeses obteve 19% dos votos nas eleições legislativas, conertendo-se na terceira força política do país, decisiva para a formação de um novo governo.

A Coalizão Nacional, do ministro de Finanças Jyrki Katainen, conseguiu o primeiro lugar na votação finlandesa, ao obter 20,4% dos votos nas eleições do último domingo (17).

Com 19,1% dos votos, os sociais-democratas passaram a ser a segunda força do parlamento em Helsinki, segundo dados parciais da apuração.

Em contraste, a coalizão de centristas da primeira ministra Mari Kiviniemi perdeu 16 de suas 51 vagas, ficando relegada à quarta posição, eliminando qualquer possibilidade de reeditar a antiga aliança com os conservadores, de acordo com analistas.

Nos dez meses chefiando o governo, Mari não foi capaz de recuperar a credibilidade perdida por seu antecessor, Matti Vanhanen, envolvido com casos de financiamento irregular de seu partido.

As políticas comunitárias e sociais serão o maior empecilho para a entrada dos ultradireitistas no gabinete, já que durante a campanha eleitoral advertiram não estarem dispostos a participarem de um Executivo que aprovasse novas políticas do gênero.

O líder do partido de extrema direita Verdadeiros Finlandeses, Timo Soini, assegurou nesta segunda-feira (18) que a União Europeia deve renegociar o auxílio financeira a Portugal.

Soini afirmou, em declarações à emissora de televisão pública YLE, que a Finlândia não deve pagar "pelos erros dos demais" e considerou as medidas econômicas implementadas pela União Europeia "um fracasso".

O dirigente conservador foi o candidato mais votado na Finlândia durante as últimas eleições para o Parlamenteo Europeu, quando antecipou sua intenção de mudar desde o interior as políticas econômicas de Bruxelas.

Fonte: Prensa Latina