Bahia é o único estado do Nordeste com saldo positivo de emprego

A Bahia foi o único estado do Nordeste a apresentar saldo positivo de geração de empregos em março. É o que mostra os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta terça-feira (19/4). No mês passado, o estado teve um saldo de 2.758 empregos e já acumula 17.193 postos de trabalho gerados em 2011.

Segundo informações do Ministério do Trabalho, o setor da agropecuária gerou 1.648 postos de trabalho na Bahia, o que explica o bom desempenho do interior em relação à Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por outro lado, o setor que mais demitiu foi o do comércio, que registrou uma perda de 1.518 postos. A construção civil, que vem mostrando dinamismo, foi o setor que apresentou o segundo maior saldo positivo, gerando um total de 1.222 postos.

Para o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, a construção civil teve no mês de março, o saldo mais positivo deste ano. "O setor saiu de uma greve de mais de 40 dias e de um mês anterior (fevereiro) em que teve um saldo desfavorável de menos 445 postos", observa. O registro, que fica no Caged de março para a Bahia, é que cresce o número de admissões, porém o número de demissões tem sido superior em relação ao mesmo período de 2010.

A Região Metropolitana de Salvador (RMS), por sua vez, teve uma perda de postos maior no setor do comércio. Das 1.518 vagas em todo o Estado, 1.114 foram encerradas na RMS. O setor de serviços é que teve o saldo mais positivo na região, gerando 1.084 postos. Em contrapartida, o interior respondeu com 87,3% do saldo positivo de postos para todo o estado, tendo na agropecuária a liderança da geração de postos e a construção civil em segundo lugar.

Na construção civil, o saldo foi de 1.222 vagas geradas. Mas, só 396 foram criadas na RMS. As outras 676 foram geradas no Interior. O que prova que o ritmo do setor cresce a cada dia, nos mais diversos municípios baianos.

No Brasil, neste primeiro trimestre do ano, foram gerados 583.886 novos empregos formais com ajustes. A marca foi alcançada com o acréscimo de 92.675 novos postos de trabalho abertos em março.

Entre os oito setores de atividade econômica, sete elevaram o nível de emprego no mês, com recorde para o setor Extrativo Mineral. Entre os 25 subsetores, 19 expandiram o emprego no mês, com dois deles revelando saldos recordes, três o segundo melhor saldo e um o terceiro maior resultado para o período.

Entre as 27 unidades da Federação, 12 apontaram elevação do emprego, com recorde no Amazonas. Houve expansão do emprego em oito das nove áreas metropolitanas, com a geração de 42.116 postos de trabalho (0,28%). No Interior dos estados das Regiões Metropolitanas foram gerados 60.208 postos, equivalentes ao crescimento de 0,46%.

Fonte: Ascom/Setre