Deputados cearenses homenageiam o Dia do Contabilista

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou na manhã desta segunda-feira (25/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Contabilista. A solicitação foi do presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Casa, deputado Lula Morais (PCdoB).

Dia do Contabilista

Lula ressaltou que o surgimento dos contabilistas se dá nos primórdios da humanidade. “Quando a economia deixou de ser doméstica, passou a ter a necessidade do contador”, comentou, lembrando que a data de 25 de abril foi instituída em 1916. “Mas na Babilônia, 2 000 a.c, já existiam documentos contábeis escritos de forma rudimentar”, disse.

Com a evolução da economia no mundo, a atividade dos contadores se tornou cada vez mais complexa, segundo Lula. “Os chamados guardadores de livros passaram a ser contabilistas na forma que conhecemos”, apontou, acrescentando que a profissão requer “muito conhecimento”.

Durante a solenidade, foram homenageados com placas alusivas o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Cássius Antunes Coelho. Chico Lopes agradeceu a homenagem e destacou a importância dos contadores para o País e o mundo. Citou a atuação dos contabilistas Manoel Pinheiro Cavalcante, secretário-geral do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará, e Edilson Pinheiro, um dos contabilistas mais antigos da Assembleia, como afirmou o deputado.

O parlamentar salientou que os contabilistas não trabalham somente para empresas, mas ajudam na criação de políticas públicas. “Os impostos que vêm do povo voltam em forma de serviço”, pontuou, lembrando que o contabilista deve ter “responsabilidade e respeito com o dinheiro público”.

Para Cássius Régis Antunes, a profissão de contabilista requer muito trabalho. “É muito laboriosa”, comentou. Segundo pontuou, “os contadores têm que se comunicar melhor com a sociedade para que o cidadão comum entenda o seu trabalho e saiba que somos mais do que calculadores de impostos”. Cássius disse que o contabilista tem nas mãos o bem mais importante de uma empresa, que é a informação. Ele adiantou, ainda, que no Brasil há 300 mil estudantes de Contabilidade e 2.500 faculdades, sendo 27 no Ceará. Ainda durante a sessão solene, foi homenageado, pelo Conselho Regional de Contabilidade, o ex-presidente da entidade, Osório Cavalcante.

Também participaram da solenidade o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, João Alves Melo, representando o governador do Estado, Cid Gomes; o secretário do Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho, e o presidente da Junta Comercial do Ceará, Ricardo Luiz Lopes.

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa