Sem categoria

Ministério do Esporte libera recursos para vôlei brasileiro

O ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciou, neste domingo (24), a liberação de nove milhões de reais para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).  Ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, Orlando Silva destacou que o objetivo do convênio é preparar os atletas brasileiros para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e 2016, quando o Rio de Janeiro receberá os Jogos Olímpicos.

De acordo com o ministro, até o final deste ano o Ministério do Esporte vai destinar recursos para todas as modalidades olímpicas brasileiras por meio de convênios como o firmado com a CBV.

Orlando Silva ressaltou que a meta é que o conjunto dos esportes olímpicos no Brasil atinja o padrão alcançado pela Austrália, uma das potências mundiais. A Austrália firmou-se como potência esportiva depois de ser sede dos Jogos Olímpicos pela segunda vez, o que ocorreu em 2000, quando as Olimpíadas foram realizadas em Sydney.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim, na China, em 2008, os australianos conquistaram 46 medalhas, sendo 14 de ouro. A melhor participação do Brasil em Olimpíadas em número de medalhas de ouro conquistadas foi em Atenas, na Grécia, em 2004, quando foi cinco vezes ao lugar mais alto do pódio. Na história olímpica, o Brasil soma 20 medalhas de ouro.

Hegemonia brasileira

Para Orlando Silva, o Brasil tem o desafio de manter-se em primeiro lugar no pódio do vôlei mundial. “O nosso objetivo é reforçar a preparação do voleibol brasileiro para os Jogos Olímpicos de Londres, mas também apoiar as categorias de base, que têm um desempenho extraordinário, projetando-as para os Jogos Olímpicos de 2016”, afirmou.

O ministro lembrou que “nós queremos, a médio prazo, manter a hegemonia brasileira no vôlei de quadra. É muito mais difícil manter uma hegemonia do que conquistar” completou. Segundo Orlando Silva, outro objetivo da parceria é fortalecer o vôlei de praia, que também será beneficiado com os recursos.

O presidente da CBV, Ary Graça, agradeceu o papel transformador que o Ministério do Esporte tem desempenhado para o esporte olímpico no Brasil. Ary Graça lembrou que o Centro de Treinamento de Saquarema, que já é referência internacional, foi construído com recursos do Ministério.

E destacou que o ministro tem tido um papel preponderante na captação de patrocínio junto às empresas estatais. “Além dos recursos do Ministério do Esporte, o ministro e sua equipe têm se empenhado para também ajudar os esportes olímpicos nas estatais”, ressaltou Ary Graça.

Entre os títulos conquistados pelo voleibol brasileiro estão o bicampeonato olímpico no masculino (1992 e 2004), o ouro olímpico no feminino (2008), o tricampeonato mundial no masculino (2002, 2006 e 2010), nove títulos da Liga Mundial também no masculino, oito títulos de Grand Prix no feminino, além de títulos sul-americanos e pan-americanos nas duas modalidades.

O vôlei de praia brasileiro conquistou mais de uma vez o ouro olímpico, tendo alcançado ainda títulos no circuito mundial e nos Jogos Pan-Americanos.

Fonte: Ministério do Esporte