Carlos Pena Filho é homenageado por Olinda

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura, realiza nesta quinta-feira 28, o lançamento da Edição de Luxo do Livro Geral do poeta pernambucano, Carlos Pena Filho. A solenidade acontecerá a partir das 19h, na sede da Prefeitura de Olinda.

"Olinda te agradece por teus versos imortais. Neles é possível encontrar o teu olhar. Perceber por qual janela tu avistaste o mundo, apreciaste a beleza e deste prazer à vida”. São com estas palavras que o prefeito Renildo Calheiros assina a apresentação do livro.

O exemplar tem 160 páginas, foi organizado pela viúva do autor, Tânia Carneiro, e é uma homenagem da Prefeitura de Olinda ao poeta. Segundo Tânia, a obra está na 8ª edição e reúne todos os poemas de Carlos Pena.

Programação– Na ocasião do lançamento, o Grupo Vozes Femininas, formado por Cida Pedrosa, Silvana Menezes, Susana Morais e Mariane Bigio fará o recital poético “O Poeta do Azul”. Também será apresentado o projeto “Mala do Infinito Azul”, onde o ator Adriano Cabral traduz a vida e obra do poeta Carlos Pena Filho, através do teatro e da música.

Além disto, será exibido o documentário de 18 minutos produzido pela ATMA Promo e dirigido por Leo Falcão, sobre a obra do poeta.

Carlos Pena Filho – Foi um poeta pernambucano considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX. Filho de pais portugueses, Carlos Pena Filho nasceu no Recife, em 17 de maio de 1929. Em 1937, com a separação dos pais, mudou-se para Portugal, onde fez seu curso primário. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife, na qual se encontra, hoje, o busto do poeta.

O escritor foi um poeta político, interessado em cada aspecto da vida de sua cidade e do seu Estado, Pernambuco. Seu estilo é carregado de oralidade e musicalidade, possuindo forte apelo pictórico. Em 1947, publicou o soneto “Marinha”, no Diário de Pernambuco, sendo o seu primeiro trabalho como poeta. Carlos Pena Filho teve sua carreira prematuramente encerrada em virtude de sua inesperada morte em 1 de julho de 1960, quando ainda estava com 31 anos de idade.

Serviço:

Lançamento da Edição de Luxo do Livro Geral de Carlos Pena Filho
Data: 28 de abril, às 19h.
Local: Palácio dos Governadores de Olinda.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Olinda