Verba para passarela da BR-116 ganha mais prazo

 Em reunião na terça-feira com a Comissão Mista de Planos e Orçamento do Congresso Nacional, após cobranças de dezenas de deputados, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, informou que o decreto que cancela os restos a pagar vai ser adiado por mais quatro meses, mas fez ressalvas a apenas o ano de 2009.

Pela medida assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os recursos de 2007, 2008 e 2009 não-utilizados até o dia 30 deste mês deveriam retornar aos cofres da União. Nesse bolo, estavam os R$ 300 mil destinados à passarela da BR-116, no bairro São Ciro, em Caxias do Sul. A verba foi conquistada por meio de emenda parlamentar assinada pela deputada Manuela D´Avila (PCdoB). O dinheiro entro no Orçamento de 2009 e está depositado na Caixa Econômica Federal desde então.

A medida não foi ainda oficializada e as prefeituras e deputados têm trabalhado por uma prorrogação até dezembro de 2011. A garantia da ministra animou o deputado federal Assis Melo (PCdoB), que tem travado uma luta intensa e uma verdadeira peregrinação para viabilizar a construção de passarela na BR-116.

"Apesar de a notícia trazer um alívio, sabemos que é preciso trabalhar intensamente para que a obra comece o quanto antes, mas de qualquer forma a verba da passarela toma novo fôlego com essa notícia", acrescentou o deputado.

Fonte: Gabinete dep. Assis Melo