Decreto de Dilma assegura R$ 300 mil para passarela da BR-116

 Os R$ 300 mil para a construção de passarela no Km 146 do bairro São Ciro, em Caxias do Sul, estão assegurados. O decreto de número 7.468, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, dando essa garantia foi publicado nesta sexta-feira. A reedição contempla os restos a pagar de 2007, 2008 e 2009. Quanto ao último ano, a obra deve começar até 30 de junho.

 O texto traz a seguinte redação sobre 2009 em seu inciso III: "Empenhos do exercício financeiro de 2009 que se refiram às despesas transferidas ou descentralizadas pelos órgãos e entidades do Governo Federal aos Estados, Distrito Federal e Municípios com execução a ser iniciada pelos entes até 30 de junho de 2011".

O prazo para utilizar os recursos,segundo decreto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, expirava neste sábado. "Com essa medida do governo Dilma, a prefeitura de Caxias do Sul ganha mais tempo para executar a obra, mas não podemos perder um minuto dessa prorrogação, porque estamos falando de segurança e da vida de pessoas que atravessam aquela rodovia diariamente para se deslocarem para escolas, trabalho e suas casas", reforça o deputado federal Assis Melo (PCdoB), que tem intensificado as ações e as peregrinações por órgãos públicos para viabilizar a execução da obra.

Os recursos foram garantidos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Manuela D´Avila (PCdoB-RS), que atendeu pedido do deputado federal Assis. A solicitação foi feita ainda em 2008, antes mesmo de Assis Melo ser eleito vereador de Caxias do Sul. O comunista foi procurado por trabalhadores e moradores daquela região na condição de presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.

De Caxias do Sul,
Roberto Carlos Dias