Sem categoria

Corte de gasto público e desemprego já fazem EUA crescerem menos

Com o desemprego perto de dois dígitos e o governo Barack Obama optando por cortar fortemente os gastos púbicos, o crescimento da economia dos Estados Unidos desacelerou no primeiro trimestre. Nesse período, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 1,8%, contra 3,1% no quarto trimestre, segundo o Departamento de Comércio dos EUA. A maioria dos analistas do mercado financeiro previam crescimento de 2% do PIB no período.

O número mostra que, apesar de recuar no primeiro trimestre, o desemprego de 8,8% é extremamente elevado. Com isso, o consumo, nos primeiros três meses do ano, cresceu apenas 2,7%, contra 4%, no último trimestre de 2010. O consumo representa cerca de 70% da atividade econômica norte-americana.

Cortes nos gastos do governo com a economia ainda patinando também tiveram forte influência na desaceleração do crescimento. Os gastos públicos foram reduzidos em 11,7% no índice anualizado, o maior corte desde 2005.

Ao mesmo tempo, a disparada dos preços dos alimentos e do petróleo, provocados por movimentos especulativos nos mercados futuros, levaram a inflação no país ao maior nível em dois anos.

Na véspera, porém, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, descartou a possibilidade de o Fed elevar os juros tão cedo.

Fonte: Monitor Mercantil