José Reinaldo: Fazer a luta política, com marcas do PCdoB

O Secretario Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, esteve em Florianópolis, na última quinta-feira (28), para participar de debatesobre o governo Dilma e o projeto socialista do PCdoB. O evento fez parte do processo de preparação da Conferência Municipal da capital, que ocorrerá no dia 14 de maio.

debate com José Reinaldo

José Reinaldo falou sobre a importância que adquire, no período histórico em que estamos vivendo, a disputa nos processos eleitorais, como parte da construção de um partido comunista de massas.

Leia também:
O PCdoB compreende que deve participar das eleições, inclusive disputando cargos executivos, pois desta forma pode efetivar políticas públicas que tragam melhorias efetivas para a vida do povo, democratizem o Estado, elevem o nível de consciência e promovam a cidadania.

Mas participar destes processos não significa abrir mão das "marcas" do PCdoB: "somos o Partido do Socialismo; somos um partido anti-capitalista, anti-imperialista; somos o partido das lutas e do povo brasileiro. No Brasil, temos eleições de 2 em 2 anos, e eleições nacionais de 4 em 4 anos. E as lutas do povo temos todos os dias, a todo o momento", afirmou o dirigente comunista.

Permanência histórica

José Reinaldo afirmou ser "um fato político notável que os comunistas demonstrem a sua permanência como força organizada e atuante na sociedade brasileira e no cenário internacional e busquem os caminhos mais adequados para sua estruturação, a par com o empenho para a afirmação política e ideológica".

"É uma permanência de nove décadas, que se completam em 25 de março do próximo ano. Celebraremos o 90° aniversário ressaltando as qualidades do Partido Comunista, sua missão histórica, seu programa socialista, suas propostas de luta para o povo brasileiro, pois é para isso – lutar por mudanças políticas e sociais profundas – que serve um partido revolucionário e comunista."

Governo Dilma

Os dois governos de Lula mostraram o quanto é importante a participação da esquerda no Estado. Nos últimos oito anos, muitos foram os avanços em todas as áreas, com a implementação de políticas públicas que contribuíram para reduzir a miséria, o analfabetismo, o desemprego, entre tantas outras conquistas que levaram, inclusive, à eleição de Dilma como sucessora de Lula.

Ao contrário do que se afirma comumente, o povo sabe sim distinguir projetos, programas e práticas. José Reinaldo lembrou que José Serra iniciou a campanha se apresentando como um "continuador de Lula", e terminou cercado pelas forças mais conservadoras e reacionárias da sociedade.

O povo não se deixou levar por isso e compreendeu que Dilma seria e é a continuidade do projeto iniciado por Lula.

Fortalecer os movimentos sociais

José Reinaldo e inúmeros dos militantes presentes destacaram ainda que é necessário reforçar a atuação do PCdoB nos movimentos sociais. Com a vitória das forças de esquerda e sua participação no governo Lula e agora Dilma, percebeu-se um certo "freamento" nas mobilizações sociais. Se faz necessário retomar a organização das entidades, até para impulsionar o governo no rumo das reformas que o país precisa ainda realizar.

Preparar vitórias em 2012

O dirigente nacional do PCdoB falou ainda sobre o quadro que se esboça em Florianópolis, favorável à provável candidatura da deputada estadual do Partido, Angela Albino, e os reflexos que uma candidatura comunista na capital poderá ter em todo o Estado.

Por fim, José Reinaldo desejou êxito a todos os comunistas neste processo de Conferência do PCdoB da capital, que para ele será vitorioso.

de Florianópolis,
Wladimir Crippa