Sem categoria

Políticos chilenos apoiam demanda da Bolívia de saída para o mar

Líderes de partidos políticos chilenos participantes do Dia do Direito da Recuperação Marítima, em La Paz, confirmaram neste sábado (30) o respaldo à demanda de acesso soberano ao Oceano Pacífico, arrebatado em uma guerra do século 19.

Segundo o vice-presidente do Partido Humanista do Chile, Cristian Pozo, a reivindicação marítima da Bolívia é um tema de necessidade humana.

Pozo explicou que sua organização tem estado em contato com este tema desde 1984 e considerou que a Bolívia precisa ter essa saída soberana ao mar, porque é uma causa justa.

Assim mesmo destacou a aproximação ao redor dessa demanda de outros partidos de esquerda e agrupamentos culturais e sociais.

Ademais disse que respeita a decisão do presidente Evo Morales, anunciada no passado 23 de março, de ir a tribunais internacionais.

Apoio

Por sua vez, a encarregada de Relações Exteriores do Partido Progressista do Chile, Lesly Nicols, disse que sempre apoiaram a Bolívia para que encontre uma solução ao conflito marítimo.

Em uma guerra com Chile em 1879, Bolívia perdeu 400 quilômetros lineares de litoral e 120 mil quilômetros quadrados de território.

O presidente da Partido Igualdade, do vizinho país, Alexis Parada, afirmou que os chilenos não podem dizer que ganharam a guerra porque são as classes dominantes as que ganham a guerras em benefício de seus interesses econômicos.

Também se comprometeu a despregar todos os esforços necessários para explicar ao povo chileno sobre a necessidade de uma saída ao mar para Bolívia.

"Os povos temos que compartilhar nossas riquezas, nossos mares e nossa dignidade", disse.

Em o ato nacional pelo dia do direito da recuperação do mar, o presidente Evo Morales afirmou que tem esperança em resolver o problema com as atuais autoridades de Santiago mas que confia mais em as forças sociais, no indígenas do vizinho país.

Fonte: Prensa Latina