Sem categoria

Criador do Teatro de Arena, José Renato Pécora morre em SP

O ator e diretor José Renato, fundador do Teatro de Arena, morreu, aos 85 anos, na madrugada deste domingo (2), em São Paulo. O artista passou mal no terminal rodoviário Tietê, de onde pegaria um ônibus para o Rio de Janeiro. Ele foi levado ao Pronto Socorro de Santana, onde não resistiu a um infarto fulminante.

Zé Renato, como era conhecido pelos colegas, havia feito, horas antes de morrer, a sessão da peça 12 Homens e uma Sentença, no teatro Imprensa, e jantado com o elenco no restaurante Planeta’s.

O corpo será velado a partir das 17h, no Teatro de Arena (r. Dr. Teodoro Baima, 94, centro, São Paulo). O enterro está marcado para a manhã desta terça-feira (3), no Cemitério do Morumbi.

Diretor da montagem, em emocionada conversa com a reportagem, Eduardo Tolentino faz uma observação curiosa sobre a última sessão de Zé no palco. "Ele teve um ato falho. No texto, em que deveria dizer “o velho do andar de cima só queria um pouco mais de atenção”, ele disse “o velho do andar de cima só queria um pouco mais de tempo”. Zé foi de uma geração de artistas que amaram mais o teatro do que a eles mesmos".

Colega de elenco na montagem, Norival Rizzo lembra que Zé estava muito feliz ultimamente. "O Zé estava normal, sem problema nenhum. A notícia foi uma surpresa para todos nós. Ele gostava de ir de ônibus para o Rio, sempre à noite, visitar a família e acabou passando mal na rodoviária. O Zé estava muito feliz ultimamente, porque havia voltado a atuar depois de décadas atuando só na direção. Estava contente em ser reconhecido pelo público jovem".

Para Rizzo, a história do Teatro de Arena é o maior legado que Zé deixou para história do teatro brasileiro.  O ator argentino Juan Manuel Tellategui, que fez, no último dia 19 de março, um dos últimos cursos ministrados por Zé Renato, a oficina de Direção Teatral no Memorial da América Latina, lembra com carinho do mestre.

"O Zé passava a impressão de ser uma pessoa muito introspectiva e que tinha os pensamentos sempre voltados para o teatro. Ele tinha um jeito calmo de falar e era muito respeitoso com seus alunos. Havia nele uma clareza muito grande sobre a técnica teatral e o que ele iria fazer com ela", diz.

Zé Renato fez história no teatro brasileiro

José Renato Pécora nasceu em São Paulo, em 1926. Diretor e fundador do Teatro de Arena, foi o responsável pela histórica montagem da peça Eles Não Usam Black-Tie, em 1958, do texto de Gianfrancesco Guarnieri que foi marco do teatro nacional.

Zé Renato foi aluno da primeira turma da Escola de Arte Dramática da USP (Universidade de São Paulo), onde se formou em 1950. No ano seguinte, apresentou sua tese sobre o Teatro de Arena no 1º Congresso Brasileiro de Teatro.

Em março deste ano, ele participou da retomada do Congresso Brasileiro de Teatro, realizado em Osasco e que contou com a presença da ministra da Cultura, Anna de Hollanda.

Concentrado na direção nas últimas cinco décadas, Zé Renato estava sem atuar havia 55 anos, quando aceitou o convite para integrar o elenco de 12 Homens e uma Sentença, seu último trabalho.

Com R7