Dica Cultural: samba,choro e orquestra sinfônica no Conservatório

Para esta primeira semana de maio, o Conservatório UFMG programou espetáculos de samba, choro e orquestra sinfônica. O projeto Pizindin – Choro no Palco exibiu nesta segunda,show do grupo Projeto Saravá!

Nesta terça, 3, também às 20h, o Projeto Para Todos apresenta Título de nobreza, espetáculo em homenagem a Ademilde Fonseca com Mauro Zockratto e o grupo Choro de Reis. A série de concertos Quarta Cultural recebe a Orquestra Sinfônica e o Grupo de Ópera da Escola de Música da UEMG na quarta, 4 de maio, às 12h30.

Os shows de segunda e terça custam R$ 12 e R$ 6 (meia), e a apresentação de quarta tem entrada gratuita.

Os músicos
O Projeto Saravá! nasceu em Belo Horizonte, em 2008, com músicos vindos de várias regiões de Minas Gerais e Bahia. O grupo pretendia fazer mistura de trabalhos autorais com releituras de compositores do samba como Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbosa e Paulinho da Viola. O trabalho se estendeu a gêneros como o frevo, a marcha, o baião e o choro. Atualmente, a banda é composta por Luana Aires (voz principal), Leo Assunção (voz e violão 7 cordas), Pedro Ivo e Paulo PG Rocha (percussões), Marcela Nunes (flauta transversal) e Renato Muringa (cavaquinho).

Mauro Zockratto é natural de Belo Horizonte e tem se dedicado ao samba e ao choro há 16 anos, integrando vários grupos. Em 1998 participou de show da cantora Ademilde Fonseca, na noite inaugural do teatro Abílio Barreto. O Grupo Choro de Reis, que acompanhará o cantor, é composto por Adir Reis (violão 7 cordas), Cleidiano (cavaquinho) e Robson Batata (percussão), com participação especial do bandolinista Rubinho, integrante do grupo de choro Flor de Abacate.

A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UEMG, criada em 2005, é constituída de alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura da Escola de Música. Seu objetivo é capacitar os estudantes para diversas formações orquestrais, possibilitando o conhecimento do repertório sinfônico e sinfônico-coral.

O GEO – Grupo Experimental de Ópera tem como proposta orientar cantores na preparação e apresentação de repertório lírico, como óperas, operetas e cantatas cênicas. Participam do grupo estudantes de canto da Escola de Música da UEMG e de outras instituições. Dentre as produções que já foram realizadas pelo GEO, destacam-se L’enfant prodigue, de Debussy, Carmina Burana, de Carl Orff, Carmen, de Bizet, e Cosi fan tute, de Mozart.

O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1534, Centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300.

www.ufmg.br