Celinho participa de Ato pelas vítimas de acidentes do trabalho

O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) participou do ato público promovido pelo movimento sindical em lembrança às vítimas de acidentes do trabalho na quinta-feira, dia 28, na Praça 7, em Belo Horizonte.

Em discurso aos trabalhadores presentes ele reafirmou a necessidade de unidade do movimento sindical para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho em todos os setores produtivos. Ele salientou a colocação de Minas Gerais como segundo estado onde mais ocorrem acidentes do trabalho e que esta é uma realidade que tem de ser revertida. “Somente a luta unificada do movimento sindical poderá fazer a diferença junto aos setores produtivos, pois o lado patronal tem sempre como principal objetivo o lucro, não se importando com as condições de trabalho que se precarizam diante da exploração do trabalhador”, afirmou o deputado.

No dia 29, a Assembleia Legislativa realiza audiência pública, a partir de 9 horas, no auditório, para debater as condições de saúde dos trabalhadores de Minas Gerais. A audiência foi requerida pelo deputado Celinho junto à Comissão de Trabalho e Previdência e Comissão de Direitos Humanos que fazem o evento conjunto.

O deputado Celinho do Sinttrocel explica que o objetivo é discutir as condições de saúde dos trabalhadores, pois Minas Gerais aparece como o segundo Estado com maior registro de acidentes de trabalho, de acordo com estudo divulgado no boletim anual do Sistema de Referência em Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sirena). Com 255 acidentes registrados em 2010, Minas fica atrás somente de São Paulo, onde foram registrados 570 acidentes. “Este não é um ranking que não nos orgulha, ao contrário, temos de discutir exaustivamente práticas que reduzam, sobretudo, o déficit de fiscalização em todos os setores produtivos do estado”, afirma o deputado.

De Belo Horizonte,
Maria Cristina de Souza