Governo autoriza obras de recuperação do Porto de Juazeiro-BA
O sábado (30/4) foi de festa para a população do município de Juazeiro, no norte da Bahia. Em visita á cidade dirigida pelo prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), assinou a ordem de serviço das obras de Recuperação e Requalificação do Terminal Fluvial de Juazeiro, uma das prioridades apresentadas pelo prefeito de Juazeiro e prontamente atendida pelo governador.
Publicado 02/05/2011 21:24 | Editado 04/03/2020 16:19
Serão disponibilizados recursos no valor de R$ 1.822.000,00 para as obras. Segundo o governador, a recuperação do Porto é também de interesse do Governo Federal, com o objetivo de restabelecer a Hidrovia do São Francisco. O prefeito de Juazeiro levou essa demanda a Jaques Wagner no início da gestão. “Nós temos que dar alternativas de transportes para a nossa região, seja no deslocamento de pessoas, como o turismo, e também na exportação de produtos do Vale do São Francisco. O custo é bem mais barato e pode alavancar ainda mais a fruticultura irrigada e outros produtos da nossa região”, ressaltou Isaac Carvalho.
Vapor do Vinho
Em Juazeiro, o governador participou também da primeira viagem do Vapor do Vinho. O novo roteiro turístico, no Vale do São Francisco, leva os visitantes para conhecer a beleza do Lago do Sobradinho (segundo maior lago artificial do mundo) e a produção de vinhos da região.
Realizado numa embarcação típica do São Francisco, a Barca Rio dos Currais, o passeio começa em Juazeiro, de onde os turistas seguem por via rodoviária até o atracadouro, a dois quilômetros da represa de Sobradinho. Dali, navegam nas águas calmas do lago, aproveitando a bela vista e as apresentações de música regional.Com cerca de duas horas e meia de duração, o passeio leva o turista até a Vinícola Ouro Verde, localizada no município de Casa Nova, onde é possível conhecer as plantações de uva e todas as etapas da produção de vinhos, espumantes e brandy.
O governador Jaques Wagner, que participou do lançamento do roteiro do enoturismo, ressaltou a beleza da região e a importância da atividade na geração de emprego e renda. “É mais um passo que a gente dá no sentido do desenvolvimento dessa região tão importante que é o São Francisco. Espero que isso aqui seja uma semente onde a gente colha mais turismo, mais emprego e mais riqueza pra nossa terra.”
Com informações da Ascom da prefeitura de Juazeiro e da Agecom Bahia.