Vereadora comunista homenageia vitimas da 2º Guerra
Um dos maiores massacres da história é lembrado por Scarpelli e centenas de judeus, na CMBH
Publicado 02/05/2011 11:59 | Editado 04/03/2020 16:50

Na noite dessa terça-feira, dia 3, às 19h30min, será realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte a Rememoração dos 68 anos do Levante do Gueto de Varsóvia e o fim das atrocidades do Holocausto ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, por meio de requerimento da vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB) e da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais. O objetivo da solenidade é reverenciar àqueles combatentes que experimentaram o martírio ou o heroísmo durante um dos períodos mais sanguinários da história da humanidade: morte de seis milhões de judeus pelos nazistas.
O sobrevivente do Holocausto e presidente da Sherit Haptleitá – Organização dos Sobreviventes do Holocausto no Rio de Janeiro, Aleksander Laks, participará de forma especial evento, abordando em sua mensagem a história do Levante do Gueto de Varsóvia e o legado histórico que o acontecimento deixou.
Para Scarpelli, a única forma de evitar que um crime como esse ocorra novamente é não se esquecer dele. “Seis milhões de judeus, entre eles um milhão de crianças, exterminados por nazistas não podem ser esquecidos”, ressaltou a parlamentar.
A reunião que ocorre há mais de dez anos na Casa Legislativa pode ser tratada também como uma forma de luta contra a discriminação.
De Belo Horizonte,
Mariana Borges