Piauí se prepara para vacinar 1,7mi contra a febre aftosa

Largada oficial para a campanha de vacinação no Estado acontecerá nesta quarta-feira, dia 4,

Aftosa - Jimmy Christian
          Em maio devem ser imunizados os rebanhos de 23 estados e do Distrito Federal. A mudança este ano é que cinco estados vão vacinar apenas parte do rebanho. No Piauí, a meta é ampliada e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) pretende vacinar 100% do rebanho, ou seja, 1,7 milhão de cabeças de gado.

           Apesar de a vacina estar disponibilizada para os criadores desde o dia 1°, a largada oficial para a campanha de vacinação no Estado acontecerá nesta quarta-feira, dia 4, na Fazenda Recreio, localizada na estrada da Cacimba Velha, zona rural de Teresina. Na campanha anterior de vacinação contra aftosa, o Piauí, atingiu 93,80% do rebanho vacinado, conforme a Adapi.

           Nos últimos quatro anos, o Piauí tem conseguido atingir índices de mais de 90% de vacinação no rebanho bovino, o que levou a mudança de nível, passando do risco desconhecido para nível médio da doença. "Nossa meta sempre é atingir os 100% de vacinação e chegar a área livre da aftosa para quebrarmos as barreiras comerciais impostas devido ao risco da doença", afirma José Antonio Filho, diretor da Adapi.

           Mas, segundo informou o gestor, não basta apenas vacinar. É preciso certificar a vacinação. A primeira etapa da vacinação começa no dia 1° e segue até o dia 31 de maio, mas os criadores têm até o dia 15 de junho para realizar a certificação. A segunda etapa de vacinação acontece no mês de novembro.

 
            O pecuarista precisa também registrar o gado no órgão de defesa sanitária para atualizar a idade e o número de animais na propriedade. Ele recebe uma declaração de estoque e deverá entregar o documento na Agência Fiscal do Estado até o dia 15 de junho. Caso não seja feita a certificação, os criadores estão sujeitos à multas. Em 2010, cerca de 3 mil pecuarista foram multados.

            Vacinam todo o rebanho os estados da região Norte, Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins. No Nordeste, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. No Centro-Oeste, Goiás e o Distrito Federal. No Sudeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro e na região Sul, o Rio Grande do Sul.

            Vacinam apenas os animais com idade até 24 meses os estados da região Centro- Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Sudeste, São Paulo e Espírito Santo e no Sul do país, o Paraná.
      
           Em agosto, técnicos do Ministério da Agricultura estarão no Piauí para realização de um    inquérito soroepidemiológico do rebanho bovino para constatar a erradicação da febre aftosa no Estado.
 

Fonte: Jornal O Dia