Lula Morais explica aumento do combustível no Brasil
O deputado Lula Morais (PCdoB) explicou nesta terça-feira (03/05), em plenário, que o aumento do combustível (gasolina e álcool) que vem ocorrendo desde o início do ano se deve a variação do preço do etanol e não da gasolina. Em 2009, informou ele, houve redução de 4,5% e desde então não ocorreu mais nenhuma alteração no preço da gasolina vendida pela Petrobras às distribuidoras na porta das refinarias.
Publicado 04/05/2011 10:18 | Editado 04/03/2020 16:31
“A gula dos usineiros aproveitando-se da entressafra fez com que o preço do etanol subisse quase 35%,onerando consequentemente na bomba de combustível”, esclareceu.
O parlamentar disse que a variação “alta” no preço do álcool fez com que o Governo Federal editasse uma medida provisória, transformando o álcool de produto agrícola para combustível, a fim de intervir no controle do preço; além disso, aumentou a faixa da mistura na gasolina de 18 a 25%, e não mais de 20 a 25%, regularizando o preço do combustível. “São medidas que fazem com que o Brasil avance para o progresso. Quem fica reclamando e colocando a responsabilidade no governo nesta situação é por desinformação e tem que se informar, pois o governo passou a ter o controle do álcool efetivo desde abril”, pontuou.
Em aparte, o deputado Professor Pinheiro (PT) destacou a necessidade da intervenção do governo, para que os usineiros não queiram lucrar. “O governo teve que baixar uma medida provisória para regular a ação do mercado se não esse nos engole”, reiterou.
A medida governamental também foi destacada pelos deputados Fernando Hugo (PSDB) e Heitor Férrer (PDT). “Foi importante essa medida porque até então a política para o consumidor era perversa”, disse Heitor. Já Hugo lembrou que o Brasil possui “o petróleo mais caro das Américas”.
Áudio (Disponibilizado no Portal por uma semana)
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa