Mais de 76 mil piauieneses vivem sozinhos, aponta Censo

 Quase 76,2 mil piauienses vivem sozinhos, como mostra o Censo 2010 do IBGE, divulgado semana passada.

Em dez anos, o número de residências com apenas um morador aumentou quase pela metade (43,8%) no Estado. Conforme o Censo de 2000, o total de piauienses que optaram em viver só era de apenas 42,7 mil pessoas. Em todo país, são sete milhões de brasileiros que vivem sozinhos.

A corretora de imóveis, Caroline Moura, é uma dessas pessoas. Ela mora sozinha em um apartamento na Zona Norte de Teresina há quase um ano e fez a escolha pela independência pessoal e financeira que isso lhe proporciona. “Não tenho com o que me incomodar, praticamente”, diz a corretora, brincando que sua companhia em casa é um cachorrinho.

E para atender esse novo filão, que atualmente representa quase 9% da população total do Estado, os mercados imobiliário e supermercadista estão se adaptando para melhor atendê-los. A indústria alimentícia já está atenta a esse nicho. Nas gôndolas dos supermercados, os produtos individuais se multiplicam. pizza, porções de meio quilo, lasanha, um bife.

Quanto ao mercado imobiliário, os empresários também estão de olho nos piauienses sozinhos e investe nos apartamentos com tamanhos de 36 a 50 metros quadrados. Segundo Andrade Júnior, presidente do Sindicato dos Empresários na Construção Civil do Piauí, as construtoras estão investindo em apartamentos mais próximos de shoppings e centros comerciais, pequenos mais que atenda a necessidade desse novo nicho.

“As pessoas buscam infraestrutura e boa localização, o tamanho passa a ser uma preocupação secundária. Então são apartamentos compactos, com um ou dois dormitórios na sua grande maioria. Mais gente morando sozinha é sinal de que as finanças vão bem”, ressalta Andrade, completando que o último Censo também mostra que as residências do país têm cada vez menos moradores. A média de pessoas por domicílio caiu de 3,8 em 2000 para 3,3 em 2010.

Para o antropólogo Fabiano Gontijo, esse crescimento de pessoas morando sozinhas reflete a nova realidade do piauiense, bem como o Brasileiro em geral, em querer cada vez mais cedo sua dependência financeira. “Podemos ver, por exemplo, que média de pessoas em uma família no Piauí tem diminuído bastante nos últimos anos”, destacou