Assis defende na Fiergs debate sobre redução da jornada

Na primeira reunião da bancada gaúcha com a direção da Fiergs na tarde desta segunda-feira, o deputado federal voltou a defender a necessidade de debater a redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais, sem a retirada de direitos, e ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata do término da relação do trabalho por iniciativa do empregador. 

O assunto foi abordado quando os empresários se manifestaram contrários a esses temas da pauta dos trabalhadores, usando a questão da flutuação do câmbio e dos juros altos como dificuldades para desenvolver o trabalho. “Criamos na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico e de Valorização do Trabalho, a qual eu coordeno, para discutirmos ações concretas para que o Brasil se desenvolva com mais geração de emprego e renda e desenvolvimento dos setores produtivos. Precisamos construir esse debate”, acrescentou Assis.

O objetivo do encontro da entidade empresarial com bancada gaúcha foi para tratar de temas que mais impactam a competitividade e o desenvolvimento do setor industrial gaúcho e que estão em tramitação no Congresso Nacional. Entre eles, os royalties do pré-sal, a aprovação do Cadastro Positivo, e a lei de incentivo à Educação. A questão cambial também foi abordada para que os parlamentares conhecessem a dimensão dos prejuízos sofridos por exportadores gaúchos.

Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da Fiergs, Paulo Tigre. A reunião contou ainda com a participação da coordenadora da bancada gaúcha no Congresso nacional, Manuela D´Avila (PCdoB-RS). Manuela ressaltou que as questões de interesse do Estado são debatidas "de maneira rotineira" entre a indústria e os deputados em Brasília.

"Vários temas da agenda que a Fiergs apresenta, a bancada faz a mediação para que haja a melhor solução, sobretudo com ações junto ao Executivo. Esta interlocução entre o setor produtivo e os agentes políticos é imprescindível para um maior resultado nestas ações", afirmou a deputada.

Tigre endossou a fala dos deputados. "É grande o resultado de reuniões como esta. Este diálogo constante, a troca de informações e a elaboração de projetos criam condições de união na defesa de interesses. Temos diferentes partidos, mas um Estado único", destacou o presidente da Fiergs.

Fonte: Gabinete dep. Assis Melo