MIC-Etepam vai representar o Brasil no mundial da Imagine Cup

As equipes Embedded Brain e LevelUp Team, do Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (MIC-Etepam), foram as grandes campeãs das finais nacionais da Imagine Cup, que aconteceram ontem (04), em Curitiba.

Com a vitória, os times carimbam o passaporte para representar o Brasil na final mundial da competição, que acontecerá em julho, em Nova Iorque. Para conquistar o primeiro lugar na categoria Sistemas Embarcados, a Embedded Brain apresentou o projeto FirstCareTaker, um software que pode ser embarcado em macas, cadeiras, entre outros equipamentos hospitalares, para monitorar sinais vitais dos pacientes antes do atendimento médico. O objetivo é agilizar a triagem dos pacientes e, com isso, otimizar o atendimento. O time irá representar o Brasil no mundial com os integrantes Hugo Rodrigues, Edmiel Leandro, Iuri Luã, Paulo Feodrippe e Francinildo Kleyson (mentor).

“Para mim tem sido um grande desafio estar numa competição de alto nível, tendo como adversários pessoas que me inspiraram”, comentou o competidor Iuri Luã, referindo-se à pernambucana Proativa Team (CIn/UFPE), ex-incubada do MIC-Etepam, favorita na categoria Sistemas Embarcados, que, este ano, ficou em segundo lugar na competição. Em 2009, o time foi campeão mundial na categoria Interoperabilidade e, em 2010, vencedor nacional e sétimo colocado no mundo na categoria Design de Software.

Já a LevelUp (Design de Software), vice-campeã nacional da Imagine Cup em 2010 e, este ano, vencedora na principal categoria da competição, levará a Nova Iorque o projeto EduAcademy. A solução, desenvolvida por Júlio Mendonça, Hugo Rodrigues, Gabriel Magalhães, Adailson Queiroz e Francinildo Kleyson (mentor), constitui uma rede social com vários aplicativos, onde atores e instituições ligadas à educação podem compartilhar informações e material didático/educativo, além de discutir novas fronteiras e formas de usar o computador como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Os aplicativos exploram diferentes maneiras de interação, através do uso de comandos de voz, telas sensíveis ao toque e realidade virtual e aumentada.

A outra equipe pernambucana participante da final nacional da Imagine Cup na categoria Design de Software, a TechUp (CIn/UFPE), conquistou o segundo lugar na competição.

Imagine Cup – Esta é a nona edição da Imagine Cup, que traz o tema “Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a solucionar os problemas mais complexos que enfrentamos atualmente”, baseada nas oito Metas do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte Sectma