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Na TV, PSB “lança” Eduardo Campos e ensaia voo solo em 2014

Vão ao ar nesta terça-feira (10) à noite cinco novas inserções de rádio e TV do PSB. As peças, criadas pelo jornalista e publicitário Edson Barbosa, da Link Propaganda, têm um claro objetivo: lançar nacionalmente o nome do governador de Pernambuco e presidente da legenda, Eduardo Campos.

Se em seu primeiro mandato no estado Campos procurou não aparecer falando de política nacional – embora operasse nos bastidores –, agora, reeleito com a maior votação do país, ele tenta abertamente se inserir no debate de temas que ultrapassam a fronteira de Pernambuco. Em uma das três peças em que é a estrela, Campos aparece defendendo a reforma política, para que o "Brasil oficial esteja mais próximo do Brasil real".

Em outra, enuncia "o que é novo no Brasil" – no que pode ser lido como uma mensagem subliminar para ele próprio, um "novo’’ governador, cuja imagem ainda precisa ser trabalhada no resto do país. "Não vamos deixar a peteca cair. Vamos levar esse país cada vez mais longe", diz.

Na terceira propaganda estrelada por ele, o governador diz que o PSB representa um "novo caminho para o Brasil" – slogan que é martelado em todas as peças. Diz que as administrações do partido em estados e municípios são exemplos de que é possível "fazer bem feito" à frente de governos. "É esse novo jeito que nós queremos levar para você", encerra, num ensaio de que o PSB se descolará da aliança nacional com o PT.

O governo Dilma Rousseff não é citado em nenhuma das cinco inserções. Nas duas peças que não são conduzidas por Campos, há um esboço de crítica, embora não endereçada ao governo federal. Uma delas tenta explicar o conceito de "novo", associado ao PSB. "O novo não é dourar a pílula, prometer obras que nunca serão feitas, fingir que vão acontecer coisas que jamais acontecerão", diz um locutor, enquanto imagens em preto e branco se revezam na tela.

Em outra, uma corrida de revezamento é usada para dizer que o Brasil "mudou" e "tirou milhões de brasileiros da pobreza". E, em seguida, mais uma clara mensagem de independência do PSB: o locutor diz que o Brasil "agora está pronto para dar um novo passo, porque, agora que começamos, não podemos parar de avançar". Na tela, a imagem de um corredor que recebe o bastão, rompe a fita de chegada e continua correndo. E o slogan: "PSB: um novo caminho para um novo Brasil".

A propaganda do PSB mostra apuro visual e de conteúdo muitas vezes superior às últimas inserções do PSDB, levadas ao ar em abril, que não usou o espaço garantido pela Justiça Eleitoral para promover nenhum de seus líderes e ainda levou ao ar uma campanha tecnicamente deficiente, sem mensagem clara.

Na semana que vem, os socialistas terão direito aos 20 minutos de programa em horário nobre. Além de desenvolver a ideia de se apresentar como o "novo", o partido vai mostrar seus outros governadores – sempre com Eduardo Campos como ator principal – e programas específicos considerados exitosos nas administrações dos seis estados que o PSB comanda.

Da Redação, com informações do blog Presidente 40