Unidade e amplitude na definição de rumos do PCdoB de BH

O PCdoB de Belo Horizonte teve uma quarta-feira (11) intensa de debates com o objetivo de se preparar para as eleições de 2012. Pela manhã, representantes do secretariado se encontraram com membros da executiva do PSB de BH. À noite, foi a vez do pleno do Comitê belo-horizontino se reunir para analisar os últimos desdobramentos da situação política.

PCdoB PSB - Kerison Lopes

Na reunião com o PSB, foi debatida a relação entre os partidos e os cenários para as eleições de 2012. Participaram, pelo PCdoB, a presidente Dalva Stela, o vice-presidente Zito Vieira e o secretário de organização Fagner Sena. Representando os socialistas, estava o presidente João Marcos Lobo, o vice-presidente e vereador Daniel Nepomuceno e o Secretário Municipal de Serviços Urbanos da PBH, Pier Senesi.

Reencontro

Dalva Stela considerou a reunião como um reencontro, “são partidos aliados a nível nacional, que inclusive formam um Bloco na Câmara dos Deputados e de forma simultânea compreendem a importância de fortalecer o governo Dilma e a importância da boa relação entre os partidos que compõem a sua base de apoio”.

Segundo a presidente, os comunistas expuseram na reunião às prioridades que o Partido tem para o pleito de 2012, como a objetivo de ampliar a sua bancada de vereadores. Citou também a preparação que o PCdoB estadual está fazendo para a disputa majoritária, tendo prioridade na candidatura do deputado estadual Carlin Moura a prefeito de Contagem e da deputada federal Jô Moraes em Belo Horizonte.

Concluindo a conversa, ficou acertada a continuidade do diálogo, tendo como próximo passo uma reunião a ser realizada com a presença do presidente estadual do PSB, Marcio Lacerda, e a presidente estadual do PCdoB, deputada Jô Moraes.

Reunião do Municipal

A reunião do Comitê Municipal do PCdoB-BH foi marcada por forte unidade em torno do cominho apontado pela Presidente Dalva Stela na sua intervenção de abertura. Dalva faz breve explanação sobre a situação política internacional e nacional, destacando em especial os programas lançados pela Presidente Dilma que vão construindo uma marca própria do governo.

A Presidente concentrou sua fala em compartilhar com a direção o rico processo de articulação política que o Partido tem participado na cidade. “Nos meses de março e abril, dedicamos esforços em fazer cumprir as decisões da última reunião do CM e do Encontro Municipal, que consistia na busca da unidade da base do governo Dilma para a sucessão da PBH, apresentando o nome da Camarada Jô Moraes para contribuir com o processo”. Por fim, Dalva destacou o processo de reaproximação com o PSB na cidade, fruto de reunião com o Prefeito Marcio Lacerda e da presença do mesmo no jantar do PCdoB e, por último, da reunião com a Direção Municipal da legenda ocorrida na manhã do mesmo dia.

Unidade

Dos quinze dirigentes que fizeram uso da palavra, mais o texto de justificativa do dirigente Tiago Pires, que foi lido, foi unânime a confiança na forma como a direção tem conduzido o debate político na capital.

Para o dirigente Alexandre Torres, “a política foi posta de cabeça para cima e no posto de comando”. Para ele, a sintonia com a direção nacional do Partido é uma expressão disso. Ressaltou, entretanto, que o partido deve sempre primar pela autonomia dos movimentos sociais.

Zito Vieira, vice-presidente do PCdoB-BH, narrou a reunião com Renato Rabelo, realizada na semana anterior em Brasília, em que o presidente nacional considerou que o isolamento é o preço mais caro que um partido pode pagar. Para Vieira, o PCdoB-BH caminha para “um reencontro com a política na cidade”. Zito encerrou dizendo que a pré-candidatura de Jô Moraes está a serviço do PCdoB e da Cidade e que a mesma já presta grande serviço ao Partido.

Newton de Souza ponderou que se faz necessário garantir sempre os interesses do PCdoB e os interesses da Cidade e que a relação com o diferente é da natureza da política. Viviene Adriana, dirigente do PCdoB estadual e convidada na reunião, considerou que a direção acertou no método, colocando a política no comando e que conversar com as forças políticas faz parte de um processo contínuo de empedramento da Direção Municipal.

Encontro sobre Partido

No segundo ponto de pauta da reunião, o secretário de organização, Fagner Sena, fez relato do 7º Encontro Sobre Questões de Partido ocorrido em São Paulo em abril. O Secretário citou os pontos principais da Carta-compromisso aprovada no evento, que dizem respeito à aplicação da nova política de quadros do PCdoB, pela realização de uma ampla revisão organizativa das bases militantes do Partido nas capitais.

Por fim, Fagner convocou a todos para participarem da reunião no dia 24/05, com a presença de Fabiana Costa, Coordenadora do Departamento Nacional de Quadros e apresentou o edital de convocação do 1º Encontro Municipal sobre Questões de Partido, que ocorrerá no dia 04/06.

Da redação do Vermelho Minas