Salão Internacional de Humor vai até o dia 15/5 em Teresina

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 9, a abertura oficial da 28ª edição do Salão de Humor do Piauí, que acontece no Complexo Cultural Pedro II

Salão Internacional do Humor - INTERNET

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 9, a abertura oficial da 28ª edição do Salão de Humor do Piauí, que acontece no Complexo Cultural Pedro II e terá duração de sete dias, período durante o qual a população poderá admirar charges, cartuns e caricaturas, além de uma grande diversidade de apresentações culturais.

O que diferencia o Salão de Internacional de Humor do Piauí – que este ano tem como temática "A Mulher no 3º Milênio" – dos outros eventos similares é justamente a diversidade artística na sua programação. Além das exposições de charges e cartuns, o Salão também abriga muita música, performances teatrais, poesia e várias outras expressões culturais – dentre elas oficinas e concursos. As atrações serão apresentadas na Praça Pedro II, no Espaço Osório Júnior, no Clube dos Diários, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, onde está acontecendo o Teresina Rock, e no IFPI- antigo Cefet.

Para Albert Piauí, presidente da Fundação Nacional do Humor, entidade que realiza o Salão de Humor do Piauí, "o maior orgulho do Salão é ser um evento democrático, que leva arte e cultura para as ruas, para a praça, para o povo", diz, acrescentando que isso o Salão Internacional de Humor do Piauí vem fazendo há 28 anos. A produtora Virna Lys, que organiza as oficinas, destaca que "elas são totalmente gratuitas, os alunos só precisam arcar com o material da oficina escolhida e realizar logo sua inscrição, já que as vagas são limitadas", ressalta.

Entre os convidados do evento está o cartunista Luiz Solda: "Albert convidou-me em 2002 para participar do Salão pela primeira vez. Então, ano que vem completo 10 anos de Salão Internacional de Humor do Piauí. Minha casa é uma espécie de consulado do Piauí aqui em Curitiba, principalmente quando coloco o CD Blues do Piauí, do Renato Piau, um som que faz estremecer as janelas dos vizinhos do outro lado da rua", ressalta.

A coordenadora do evento, Bárbara Nepomucema, explica que se resolveu escolher este tema porque nunca a mulher foi tão exaltada como agora, sobretudo com a eleição da presidenta Dilma Rousseff. "A mulher de hoje é independente e empreendedora. O momento é delas, inclusive aqui no Piauí. Prova disso é a bancada feminina na Assembleia Legislativa, que dobrou de tamanho nas últimas eleições", ponderou.

O artista Albert Piauí, presidente da Fundação Nacional de Humor, disse que a importância do salão está em sua característica democrática e no fato de ser um evento tradicional, que se estende por quase três décadas, mesmo com as dificuldades enfrentadas a cada edição. "O
Piauí ainda não possui um museu de arte contemporânea. Não temos um salão de artes plásticas de grandes dimensões, nem uma escola de artes plásticas. O salão vem preencher essa lacuna. É o salão que educa o olhar dos piauienses para o consumo das artes plásticas", opinou.

O premiado cartunista Luiz Antonio Solda, de Curitiba, foi quem convidou os artistas do seu estado, o Paraná, para fazerem as obras com o tema "mulher". Pouco antes da abertura do evento ele disse a O DIA que houve um grande interesse dos seus conterrâneos pela mostra piauiense. "Para nós é gratificante participar do Salão de Humor, porque eu observo que o Paraná possui uma ligação muito forte com o Piauí", avaliou.

A programação do Salão de Humor inclui palestras, oficinas, e apresentações no Espaço Osório Jr., Clube do Choro, Espaço Infantil e o Palco Genu Moraes.

Fonte/Reprodução: portal o dia