Sem categoria

Moradores da serra fluminense protestam com cruzes em Copacabana

Moradores de municípios da serra fluminense participaram de um protesto na madrugada desta quinta-feira na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para lembrar os mortos durante a enxurrada que atingiu a região há quatro meses. O grupo fincou 2 mil cruzes na areia e modificou a paisagem de uma das praias mais famosas da cidade. No dia 12 de janeiro, um forte temporal caiu na região, destruindo parte de sete municípios.

- Reprodução

Enxurradas e deslizamentos de terras deixaram milhares de pessoas desabrigadas e pelo menos 900 pessoas mortas, principalmente em Teresópolis e Nova Friburgo. Os moradores pediram mais agilidade para reconstruir as áreas atingidas e reclamaram que em muitos locais o cenários ainda é de destruição.

As duas mil cruzes mostram que os manifestantes contestam os números oficiais. As autoridades dizem que, em toda a Região Serrana, pouco mais de 900 pessoas morreram e que os desaparecidos seriam quase 300.

Os moradores também pedem mais agilidade no processo de reconstrução das áreas atingidas. Em quatro meses, em muitos lugares, quase nada mudou. Os cenários de devastação permanecem. Os moradores contam que muitas famílias que perderam a casa continuam sem ter onde dormir.

Fonte: Correio do Brasil, com agências