Em audiência com ministro, Inácio Arruda defende Química Verde

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, recebeu na última quarta-feira (11), em seu gabinete, pesquisadores da área de biotecnologia e da Rede Nordeste de Biotecnologia. A audiência foi solicitada pelo senador Inácio Arruda, que participou do encontro.

Reunião Química Verde - Lecino Filho – MCT

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Osvaldo Carioca, pediu apoio do ministro à criação e consolidação da Rede Brasileira de Química Verde – RBQV. Mercadante garantiu que as ações são prioridade para o governo e se comprometeu em dar o suporte necessário.

"A Química Verde, Química Ambiental ou Química para o Desenvolvimento sustentável tem como objetivo de trabalhar as tecnologias limpas bem como fazer utilização de matérias primas renováveis (Verdes). Sendo um Brasil um país tropical, a RBQV tem como missão tornar o Brasil uma referência internacional na utilização de matérias primas renováveis, para diversos fins", destacou o professor Carioca.

Inácio Arruda vem atuando junto a um grupo de pesquisadores nacionais visando a instalação da Rede e da Escola Brasileira de Química Verde. Participam vários centros de pesquisas, universidades e associações de classe, como a ABIQUIM, que representa a indústria química nacional. O grupo de coordenação pretende promover os avanços da Química Verde, Química Ambiental ou Química Para o Desenvolvimento Sustentável no país, dentro do conceito da "Green Economy", proposto pela ONU – UNEP, com o apoio do MCT.

"O Programa da Química Verde envolve vários outros temas correlatos, como o uso sustentável da nossa biodiversidade, o desenvolvimento do programa de biocombustíveis e em especial da valorização dos bioprodutos, como por exemplo, os biopolímeros, ou plásticos verdes, hoje em grande evidência no cenário nacional e internacional. Também pensamos um programa sobre Green Mobility, associando o potencial solar do Nordeste com o elevado número de açudes construídos pelo Governo Federal na região, para a produção de bioprodutos de alto valor agregado, além de biohidrogênio para uso nos futuros veículos elétricos a base de fuel cells", ressaltou Inácio.

Também durante o encontro com o ministro Mercadante, a secretária executiva da Coordenação de Pós Graduação em Biotecnologia da Renorbio, Paula Lenz, apresentou os resultados das pesquisas em pós graduação. O MCT destacou a importância da atuação da Rede e o caráter inovador das pesquisas, comprometendo-se em apoiar a iniciativa.

Renorbio

Esta semana aconteceu em Fortaleza a I Amostra Renorbio de Produtos e Processos, onde quase 60 pesquisadores apresentaram patentes em biotecnologia. O senador Inácio Arruda participou da abertura e destacou o caráter inovador do evento. " Ações como essa possibilitam ao país avançar cientificamente e, certamente, contribuem para o desenvolvimento nacional.

Simpósio Internacional de Biotecnologia

O Comitê Científico do Internacional Biotechnology Symposium – IBS and Exibition, que se realiza a cada dois anos em um continente, convidou o Brasil, especificamente Fortaleza, para realizar a décima sexta edição, em 2014. Este evento é o mais representativo em nível global no campo da biotecnologia. Ele congrega aproximadamente 2000 participantes da academia, indústria e instituições normativas de caráter multilateral, bem como de governos de todos os continentes sob os auspícios da International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC. Um dos maiores destaques, é contar com a presença de pelo menos um prêmio Nobel, o qual ilumina os horizontes da pesquisa e das aplicações da biotecnologia regional, nacional e internacional.


Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB)