Sessão Solene comemora 127 anos da abolição dos escravos no Ceará

Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Lula Morais, realizará nesta sexta-feira, 13 de maio, às 15 horas, Sessão Solene em comemoração aos 127 anos da Libertação dos escravos no Ceará. Na solenidade, serão homenageados representantes da capoeira, maracatu e da religiosidade de origem africana. O ícone do maracatu cearense, Descartes Marques Gadelha, o mestre de capoeira Zé Renato e a mãe de santo Obaci (in memoriam) receberão comenda da Assembleia Legislativa.

O dia 13 de maio de 1888 representa um marco na história política do Brasil. Data em que foi assinada a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no país. Em 25 de março de 1884, o Ceará foi o primeiro a libertar seus escravos, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Consequência dos movimentos abolicionistas, que denunciavam, pela imprensa, os abusos cometidos pelos senhores de escravos e combatiam o comércio negreiro entre estados.

Um dos nomes importantes dessa luta foi o do jangadeiro pardo Francisco José do Nascimento, que passou a ser conhecido como Dragão do Mar. Ele e seus companheiros jangadeiros se recusaram a fazer o transporte de escravos para navios negreiros que negociavam na região Sul. Pelo pioneirismo no processo de libertação dos escravos o abolicionista José do Patrocínio deu ao Ceará o título de Terra da Luz.

Para Lulas Morais, a abolição foi um fato importante para a consolidação da diversidade do povo e da cultura brasileira. A Capoeira, a umbanda, o candomblé e o maracatu são algumas das heranças da cultura africana que já fazem parte do nosso país. “Temos que nos orgulhar por sermos os pioneiros a libertar os escravos. Para lembrar todos que lutaram pela abolição, vamos homenagear a manifestação cultural que faz parte da cultura cearense”, destaca o deputado Lula Morais.

Na avaliação do deputado, os 127 anos de libertação dos escravos no Ceará também é uma data de reflexão, pois apesar dos avanços pela igualdade racial, ainda temos muitos obstáculos e precenceitos que devem ser superados por nossa sociedade.

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB)