Aumento descontrolado do combustível é alvo do legislativo

O aumento sucessivo do preço do combustível será o tema da audiência pública a ser realizada amanhã, dia 17, às 9h30min, na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Foram convidados para a reunião autoridades e entidades envolvidas como o Ministério Público, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), os Procons Municipal e Estadual, Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) e consumidores.

Vereadora Maria Lúcia Scarpelli - André Paiva

Para a autora do requerimento, vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), o valor do combustível está muito acima da inflação e aumenta a cada dia. Segundo ela, os belo-horizontinos questionam o preço exorbitante do abastecimento e, de outro lado, os proprietários de postos afirmam que a margem de lucro é baixa e que o valor cobrado se deve aos impostos altos que são obrigados a pagar. “Tanto os consumidores quanto o Sindicato reclamam. Já participei de manifestações sobre o assunto e já tive a oportunidade de ouvi-los. A audiência pública é a oportunidade de esclarecimento. É um encontro público para buscarmos alternativas ou pressionar ainda mais o Ministério Público”, ressaltou a parlamentar.

De acordo com Scarpelli, o promotor de justiça Amauri Artimos Matta, que já confirmou sua presença para o debate de amanhã, é especialista no assunto e não vai deixar a sociedade sem resposta. Ela disse que o problema será detectado pela Comissão e após a audiência o Ministério Público vai investigar melhor as causas do descontrolado e abusivo valor do combustível em Minas Gerais, principalmente na capital.

Sugestão de site para consulta dos valores dos combustíveis em todo o território nacional: www.meucombustivel.com.br.

Audiência sobre combustível
Dia: 17/05/2011
Horário: 9h30min
Local: Plenário Helvécio Arantes (Câmara Municipal de Belo Horizonte)
Endereço: Avenida dos Andradas, 3100 – Santa Efigênia

De Belo Horizonte
Mariana Borges