Encontro estadual reúne lideranças sindicais do PCdoB-PE

Lideranças sindicais de Pernambuco se reuniram neste sábado (14), no Encontro Estadual Sindical do PCdoB-PE na sede do comitê estadual. Os comunistas debateram o conteúdo do documento nacional sobre a frente sindical, a atuação do partido entre os trabalhadores e realizaram um balanço de suas atividades no estado. O documento final será debatido no 4º Encontro Nacional Sindical, que acontece no próximo final de semana em Salvador contará com a participação de agregados de Pernambuco.

De acordo com a secretária sindical do partido e diretora da CTB-PE Valéria Silva, o resultado da reunião foi bastante positivo. O encontro reuniu dezenas de trabalhadores, pelo menos 20 intervenções foram objetivadas e, após uma democrática discussão, a fim de aprimorar o documento final, ficaram definidas algumas emendas que serão apresentadas no encontro nacional. Cerca de dez representantes de categorias participaram ativamente da reunião, entre elas a educação, metroviários, saúde, papeleiros, servidores públicos, trabalhadores rurais, construção civil, etc.

O grupo fez uma avaliação intensa do documento nacional e um amplo debate político sobre a importância do empenho que deve ser dado no processo de filiação dos trabalhadores, designados a isto com muita organização e consciência classista. As múltiplas questões mais particulares dos trabalhadores pernambucanos também estiveram na pauta.

O sentimento daqueles que externaram sua opinião foi praticamente unanime. O objetivo de fortalecer o partido tendo como referência o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento do Brasil rumo ao socialismo.

A secretária Valéria Silva enfatizou a importância deste encontro e afirmou que futuramente outras reuniões serão marcadas. “Este encontro foi muito valioso porque nos revelou muita unidade entre os sindicalistas, ao mesmo tempo em que também estamos incomodados com algumas preocupações, como a necessidade de ampliação dos comunistas entre os trabalhadores, e outra questão ligada a isso, é a compreensão do nosso papel de vanguarda diante dos desafios que já estamos enfrentando desde que Pernambuco começou a viver um aquecimento econômico. Um desses desafios são a construção da CTB e seu fortalecimento. Podemos continuar obtendo vitórias se nos unirmos ao processo de conseguir novos filiados reforçando nossa luta com consciência de classe”.

Do Recife,
Elaine Farias