Inácio Arruda: Estatuto da cidade é caminho para discutir a Nação

Os 10 anos do Estatuto da Cidade foi o tema da palestra que o senador Inácio Arruda ministrou nesta segunda-feira (16/05), para os alunos do curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro, a convite do Centro Acadêmico Agerson Tarbosa.

Ele foi recebido pelo diretor acadêmico da FA7, Edinilo Soares, e pelo presidente do C.A, Wagner Denison. Inácio, ainda como deputado federal, foi o relator do Estatuto da Cidade, hoje transformado na lei Nº 1.257/10, que regulamenta o capítulo Política Urbana da Constituição brasileira.

Em sua fala, o senador destacou a importância dos vários instrumentos que o Estatuto da Cidade disponibiliza para gestores municipais, como as zonas especiais, IPTU progressivo e o plano diretor, lembrando que a questão urbana exige planejamento e deve ser tratada como um grande espaço para a construção de um projeto nacional de país, por ser fator de desenvolvimento econômico e social. “E o Estatuto da Cidade é o caminho para se discutir a nossa nação”, lembrou.

O diretor acadêmico da FA7 Edinilo Soares, apresentou Inácio, como o “um homem do povo”. De humilde, ele iniciou sua vida pública como presidente de associação de moradores do bairro em que nasceu, foi eleito vereador, deputado, estadual e federal e chegou ao Senado com mais de dois milhões de votos. “Um político com P maiúsculo”, disse Edinilo, acrescentando que apesar de não ter a mesma ideologia de Inácio, os dois amam o Brasil e trabalham para o seu desenvolvimento. “Por esse motivo, o meu voto sempre foi dele”, garantiu.

Edinilo agradeceu a presença, pela sexta vez, do senador Inácio Arruda na FA7, que sempre atendeu aos convites da Faculdade. Ressaltou que o FIES e o PROUNI são os maiores programas de inclusão social do país e elogiou o Programa Nacional de Educação. Inácio agradeceu dizendo que apesar de estarem em campos diferentes na política, o que une os dois é o desejo comum de transformar o Brasil.

Ainda durante sua fala, Inácio destacou os investimentos que Fortaleza vai receber por causa da Copa Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 “São R$ 2.4 milhões. Nunca entrou recursos dessa monta em Fortaleza”, ressaltou. Para o senador cearense, a Copa do Mundo é uma oportunidade extraordinária para canalizar investimentos em infraestrutura, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade.

Entre as obras que serão executadas para atender a demanda do mundial de futebol, mas que beneficiarão os habitantes de Fortaleza estão: a construção do novo terminal do aeroporto internacional Pinto Martins; melhorias no Porto do Mucuripe; a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ligará os bairros Parangaba e Mucuripe; e o alargamento de vias como a Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Raul Barbosa, conhecidos pontos de engarrafamento da capital.“O evento, além de ser um grande negócio, deixará um legado extraordinário e permanente para o povo. Vai gerar emprego e melhorar a vida dos trabalhadores”, ressaltou o parlamentar.

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB)