Lucia Antony quer explicações sobre o lixo acumulado na cidade

A vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Lucia Antony (PCdoB), alertou, nesta quarta-feira (18/05), para o acúmulo de lixo em vários bairros da cidade. A parlamentar destacou que o lixo não tem sido recolhido há dias em diversos locais, mostrando como prova do descaso do poder público fotos de áreas que estão tomadas por sacos de lixo.

Ela vai pedir que o secretário de Limpeza e Serviços Públicos, José Aparecido dos Santos, dê explicações por escrito sobre a demora da coleta de lixo. Na segunda-feira, a Prefeitura de Manaus suspendeu o serviço de limpeza da cidade para que os garis pudessem participar da festa que comemorou o dia da categoria. “Hoje de manhã (18/05), ao sair para comprar pão, me deparei com um verdadeiro lixaral no Vieiralves e na Vila Amazônia. Inclusive a lateral do Parque do Idoso está completamente tomada por sacos de lixo. Não vou pedir a vinda do secretário porque a base do prefeito não deixará ele vir. Mas quero saber se a festa dos garis continua até hoje”, afirmou.

Lucia Antony pediu que a coleta de lixo retorne o mais rápido possível para evitar o acúmulo de sujeira e a transmissão de doenças à população como a leptospirose, que é causada pela urina de ratos e pode até matar. “Estamos no período da cheia do Rio Negro e quando a água sobe, invade e entope os esgotos, expulsando os ratos para as ruas e para as casas. Se temos acúmulo de lixo, Manaus corre o risco de, em curto espaço de tempo, ficar infestada de ratos, o que pode trazer doenças à população”, destacou.

De Manaus,
Anwar Assi