Abolição da Escravatura será lembrada no Legislativo Municipal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza, amanhã (24/05), uma tribuna popular, de autoria da vereadora Lucia Antony (PCdoB), para marcar o dia da Abolição da Escravatura na Cidade de Manaus, comemorado em 24 de Maio. O convidado para falar no evento é o coordenador-geral da CARMA (Coordenação Amazônica da Religião de Matriz Africana e Ameríndia), Alberto Joge Silva.

O Dia da Abolição da Escravatura na Cidade de Manaus foi incluído no calendáruio oficisal da cidade por uma lei apresentada por Lucia Antony e sancionada pelo então prefeito Serafim Corrêa, em 2006. A data é comemorada no 24 de maio porque foi nesse dia que a capital amazonense aboliu a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel ter assinado a Lei Áurea.

Manaus foi a segunda cidade no Brasil a abolir a escravatura. “O dia 24 de maio tem uma importância histórica muita grande na luta que a cidade de Manaus travou contra a desigualdade racial. Por esse motivo, essa data precisa ser lembrada sempre para que o seu significado não venha a cair no esquecimento'', afirmou Lucia Antony.

De Manaus,
Anwar Assi