Lula Morais critica aumento de juros e redução de salários

O deputado Lula Morais (PCdoB) criticou nesta quarta-feira (18), em sessão plenária, o aumento de juros e a redução de salários propostos por diretores do Banco Central, durante uma apresentação no Fórum da Emerging Markets Trade Association, ONG formada pela J.P. Morgan Chase, Bank of America, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank.

Na avaliação do parlamentar, a proposta vai de encontro ao desenvolvimento do Brasil, tendo em vista que o aumento do salário é imprescindível para o crescimento econômico. “Nós temos profundas discordâncias com a política cambial do país, porque quem domina não são brasileiros. Transferir recursos para o sistema financeiro é o prejuízo maior do país”, pontuou, cobrando a adoção de medidas que contenham a inflação e que não tenham tanto impacto na vida da população.

“Teríamos uma perda do poder de compra dos trabalhadores que evoluiu nos últimos anos, chegando a alcançar uma média jamais atingida. O poder de compra do brasileiro é que foi a força motriz para o crescimento econômico do Brasil”, reiterou.

O parlamentar explicou que o diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Mendes, defende que, nas negociações salariais, os patrões não devem permitir que os trabalhadores nem mesmo recomponham o poder aquisitivo que perderam durante 12 meses com a redução dos salários.

Ele contestou ainda as afirmações do diretor de que o aquecimento do mercado de trabalho leve à concessão de aumentos nominais dos salários em níveis não compatíveis com a produtividade da empresa. “Ele está dizendo que os empresários brasileiros são otários ao dar aumentos de salários acima da sua capacidade produtiva. Isso é completamente absurdo”, repudiou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) reforçou a preocupação do comunista, afirmando que o pronunciamento do parlamentar foi um alerta, pois com a “inflação chegando, volta aquele período de inferno que passávamos no Brasil”.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa