PCR instala fórum especial para microempresas

Ser uma instância governamental do Recife a fim de cuidar dos aspectos relativos ao tratamento diferenciado dispensado às das microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e empreendedor individual (EI). Esse é o principal objetivo do Fórum Municipal das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual instalado nesta quinta-feira (19) pelo prefeito João da Costa. Durante o evento foi também foi assinado convênio de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Fórum Municipal das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual foi instituído em agosto de 2010, de acordo com o decreto municipal n° 25.407. Em maio deste ano, o decreto foi alterado, passando a incluir mais agentes que atuam no ambiente institucional de gestão das microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e empreendedor individual (EI).

“Cerca de 90% das empresas do Recife são individuais, de pequeno ou médio porte, e isso mostra o quanto é uma cidade com total vocação, competência e talento para o pequeno empreendedor. Por isso, essas medidas são fundamentais para continuar o trabalho de viabilização e estruturação da formalidade que são possíveis com estruturação técnica, com qualificação profissional e de gerenciamento”, disse o prefeito do Recife João da Costa.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti (foto), o Fórum possibilita o debate sobre como continuar contribuindo para o desenvolvimento desse segmento. “Afinal, esse é um setor da economia que pode dinamizar de qualidade mais positiva, gerando mais renda e mais emprego. Esperamos ter indicação de quais ações podem ser feitas em conjunto para fortalecer o papel das micro e pequenas empresas, bem como o empreendedor individual”, avaliou.

Integram o Fórum as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras; Finanças; Assuntos Jurídicos; Saúde; Meio Ambiente; Cultura; Turismo; Governo; e a Câmara Municipal do Recife.

Também o integram a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife; Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco; Sebrae; Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; e Associação Comercial de Pernambuco.

Convênio – A Prefeitura do Recife assinou também um acordo de cooperação técnica com o Sebrae. A intenção é unir esforços para desenvolver e consolidar o sistema de apoio às iniciativas em desenvolvimento econômico na cidade. O acordo, que irá beneficiar os MEs, EPPs e Eis, entra em vigor a partir do ato de assinatura.

A parceria permitirá, dentre outros pontos, que sejam estimuladas práticas empresariais que promovam o bem-estar econômico e social da população; intercâmbios entre o setor público, setor produtivo e pesquisadores no apoio e gestão de arranjos de cadeias produtivas locais; apoiadas atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justa e ambientalmente corretas, com ênfase na economia popular e solidária.

Fonte: Prefeitura do Recife