I Encontro Estadual de Ativistas Digitais do Amazonas

No próximo sábado (28), será realizado o I Encontro Estadual de Ativistas Digitais do Amazonas. A atividade tem por objetivo discutir o papel dos blog´s e redes sociais para ampliar as fontes de informação na sociedade, a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) no estado e o inclusão da internet entre os direitos dos cidadãos. O auditório da unidade de Direito da Uninorte – situada na rua Emilio Moreira, 601, Centro – receberá o evento.

Encontro de Ativistas Digitais
A iniciativa segue na tendência do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas e visa desenvolver no estado o debate regionalizado sobre a democratização da comunicação a partir da internet. Para isso, pesquisadores e ativistas estão sendo convidados a contribuírem com a discussão nas mesas redondas “Mídias Alternativas e a diversidade de Expressão” e “Plano Nacional de Banda Larga: a realidade do Amazonas”.

A programação reserva, ainda, a parte da tarde para o debate entre os participantes. Temas como a regulação da internet e a potencialização dos movimentos a partir das redes sociais balizarão a troca de idéias, a fim de construírem propostas para orientar o fortalecimento do ativismo digital e a luta pelo direito à internet. Parlamentares e líderes sociais foram convidados para a mesa de abertura e serão solicitados a levarem ao poder público as preocupações que motivaram a realização do encontro.

As inscrições são gratuitas e efetivadas por e-mail para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]. Os organizadores criaram um blog (www.ativistasdigitaisam.blogspot.com) onde disponibilizam informações detalhadas, inclusive os dados solicitados para a inscrição. Os participantes receberão certificado de oito horas complementares.

O encontro de ativistas digitais é uma promoção da União da Juventude Socialista (UJS), do Sindicato dos Jornalistas, do Coletivo Difusão, do grupo Game Over, e da Comissão pró-Confecom. E conta, também, com o apoio da Uninorte, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).