Celinho do Sinttrocel debate demissões na Novelis e Inbel

Duas empresas de grande porte são motivo de preocupação para os trabalhadores metalúrgicos em Minas Gerais. A fábrica da Novelis (reciclagem de alumínios), em Ouro Preto e a Inbel, indústria bélica de Itajubá, vêm reduzindo o quadro de funcionários sistematicamente nos últimos dois anos.

Celinho - ALMG

Para debater o tema, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) requereu a realização de duas audiências públicas que acontecerão na próxima segunda-feira, dia 23, na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte. A Novelis é a maior compradora individual de alumínio do mundo e líder em reciclagem de alumínio. As principais atividades da empresa são a mineração de bauxita, a refinação de alumina, a geração de energia, a produção de alumínio primário, a laminação e reciclagem de alumínio. No mundo, a Novelis emprega 12,9 mil pessoas.

Em Ouro Preto, de acordo com o presidente do sindicato dos metalúrgicos, a empresa gera 200 empregos diretos e 400 indiretos. Hoje há dúvidas sobre os rumos da empresa, com suspeitas de redução drástica do número de funcionários,segundo denúncias do sindicato local. Já a Inbel de Itajubá foi inaugurada em 1935, com a denominação de Fábrica de Canos e Sabres para Armamento Portátil. Hoje sua produção está voltada para armamentos como Fuzis e pistolas.

A empresa dispõe ainda de um centro de desenvolvimento de engenharia industrial totalmente informatizado, o que lhe garante um status de top de linha. E também de uma Pequena Central hidrelétrica em plena operação localizada numa área de 4.400.000 m2 no município de Wenceslau Braz com uma potência nominal instalada de 3.400 KW. a importância da INBEL na vida de Itajubá é extremamente relevante e os impactos na fábrica são sentido em toda cidade e região Apesar disso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itajubá revela uma forte preocupação com os rumos da empresa.

A IMBEL, segundo números do Sindicato, contava com 1200 trabalhadores em 2009 e hoje já são 834, o que significa uma redução de cerca de 30% nos quadros de funcionários da empresa.Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel, para Itajubá e região todo o processo de crescimento e expansão das empresas deve ser debatido amplamente pelos trabalhadores. As audiências públicas serão conjuntas entre as Comissões do Trabalho e Direitos Humanos. Para os trabalhadores de Ouro Preto acontecerá às 9:30 horas no Plenarinho IV e para a Inbel a reunião será às 14:30 horas no auditório.

Centrais sindicais aderem à luta pelo piso estadual

Também na segunda-feira, o deputado Celinho do Sinttrocel participa do lançamento da campanha em favor da implantação do piso salarial estadual. Autor do projeto de Lei 77/2011 que dispõe sobre a implantação e os valores, no estado de Minas Gerais, do piso salarial de que trata o art 7, V, da Constituição da República, o deputado é um dos maiores incentivadores da criação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular que versa sobre o tema.

“Abrimos as discussões com o movimento sindical, demos o pontapé inicial e agora vamos atrás das 10 mil assinaturas para que o projeto de iniciativa popular possa caminhar na Assembleia. Ele é importante porque terá a força da opinião pública e a mobilização dos trabalhadores a seu favor”, afirmou o deputado.

O lançamento será realizado com um ato político no Auditório do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte, a partir das 10 horas e logo após os sindicatos e centrais sindicais presentes farão uma caminhada até a Praça 7, onde iniciam a coleta de assinaturas para apresentação do projeto na Assembleia Legislativa.

De Belo Horizonte,
Maria Cristina de Souza