Projeto do Piso Estadual tem simpatia do Governo Anastasia

O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) teve encontro com o Secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, ontem (26) tendo como principal ponto de pauta o projeto de lei que cria o piso salarial estadual. Participaram do encontro representantes das centrais sindicais Nova Central, CTB, CGTB, Força Sindical e CUT, que mobilizam trabalhadores para apresentação de projeto de iniciativa popular sobre o assunto.

Segundo o deputado Celinho, o secretário confirmou a disposição do Governador Anastasia em discutir o assunto, com uma avaliação positiva do tema. “O Secretário revelou que o Governador quer promover o debate na Rede Mineira do Trabalho e que não quer ver Minas Gerais fora da lista dos estados mais desenvolvidos e que contam com um piso salarial diferenciado do salário mínimo nacional”, explicou o deputado Celinho.

O deputado informou ao Secretário que solicitou à Assembleia Legislativa a realização de um Ciclo de Debates que visa esclarecer todos os pontos sobre a questão do piso estadual. “O ciclo de debates que pretendemos realizar na Assembleia tem como objetivo convencer aqueles que ainda têm receio da implantação de um piso salarial acima do salário mínimo em nosso Estado”, afirmou o deputado. Para Celinho, a implantação do piso estadual promove maior distribuição de renda e gera mais riqueza e que esta proposta tem a simpatia do Governador Anastasia.

Celinho acrescentou que, além do piso, o Governo Estadual quer promover uma aproximação maior com as centrais e o movimento sindical em geral, através da Rede Mineira do Trabalho. Entre os assuntos a serem debatidos em encontro a ser agendado, o Governador quer discutir a estrutura da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, com destaque para a capacitação profissional dos trabalhadores mineiros. “Não podemos nos furtar a promover o desenvolvimento econômico com participação da classe trabalhadora. Nós do movimento sindical estaremos presentes neste debate”, garantiu o deputado.

De Belo Horizonte,
Maria Cristina de Souza