Sem categoria

Obama e Netanyahu sepultam plano de paz árabe, diz Hezbolá

O líder do Partido de Deus do Líbiano (Hezbolá), Hassan Nasrallah, afirmou nesta quarta-feira (25) que o presidente americano Barack Obama e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu deram "o golpe de misericórdia" no plano de paz para a região elaborado em 2002 pela Arábia Saudita.

"Obama e Netanyahu deram o golpe decisivo na iniciativa de paz saudita", disse Nasrallah em um discurso transmitido ao vivo pela al-Manar, emissora de televisão do partido.

O discuros ocorre durante as comemorações pelos 11 anos da vitória dos libaneses contra os israelenses, que pôs fim a 22 anos de ocupação sionista.

O plano de paz apresentado pela Arábia Saudita em 2002 estabelecia a normalização das relações entre israelenses e palestinos em troca da retirada de Israel das terras ocupadas e da criação de um Estado palestino.

Netanyahu rejeitou a proposta de Obama de retomar de imediato as negociações com os palestinos com base nas fronteiras anteriores a 1967, após a Guerra dos Seis Dias, enquanto Obama polia seu discurso pregando um Estado palestino sem forças de defesa, ao mesmo tempo em que criticava o acordo de unidade palestino e o movimento para o reconhecimento da Palestina junto à ONU.

Com agências