Sem categoria

China pede transparência na eleição do diretror do FMI

A China afirmou nesta quinta-feira que o próximo diretor gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) deve ser eleito mediante consultas democráticas como parte de uma seleção transparente e baseada no mérito.

Esse critério foi manifestado pela porta-voz da chancelaria, Jiang Yu, ao explicar a posição de seu país a respeito do processo para designar o sucessor de Dominique Strauss-Kahn, centro de um escândalo em torno de uma suposta agressão sexual, que provocou sua renúncia.

A porta-voz recordou que a eleição das autoridades dessa instituição se inscreve na reforma das estruturas das organizações financeiras internacionais.

Jiang se referiu também ao consenso alcançado pelo Grupo dos 20 no sentido de que a escolha deve contribuir para incrementar a presença das nações emergentes e refletir melhor as mudanças ocorridas na economia global.

Na véspera, a ministra de Finanças da França, Christine Lagarde, anunciou sua candidatura para assumir o cargo deixado pelo seu aonterrâneo e hoje ocupado interinamente pelo segundo del FMI, el estadounidense John Lipsky.

Prensa Latina