Educação: Maranguape comemora avanços em avaliação estadual

O município de Maranguape tem muito a comemorar quanto ao progresso de sua rede de ensino e de seu trabalho permanente na valorização da educação. A cidade obteve grande destaque nos resultados aferidos pelo Sistema Permanente de Avaliação na Educação Básica (SPAECE), recentemente divulgados pelo Governo do Estado do Ceará.

educação maranguape

Nos últimos dois anos, o número de escolas bem classificadas na avaliação saltou de sete para 31. O índice de proficiência no aprendizado de leitura também aumentou significativamente, passando de 135 para 161 pontos.

Em 2009, eram sete as escolas avaliadas como de Nível Desejável era de sete. Agora, segundo dados da avaliação, são 31 escolas reconhecidas neste nível. “Essa chancela aponta que as crianças que frequentam essas escolas estão sendo efetivamente alfabetizadas, com qualidade, até o final dos sete anos”, ressalta a professora Rejane Batista, gerente do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e coordenadora da Célula de Ensino Fundamental de Maranguape.

“Todo o trabalho que Maranguape vem desenvolvendo teve como objetivo chegar a esse nível. Estamos, de fato, garantindo não só o acesso de nossos alunos, mas a qualidade na proficiência de leitura”, acrescenta Rejane. “Isso só foi possível devido ao investimento por parte da Prefeitura de Maranguape, que abraçou como meta a qualidade da alfabetização, e principalmente ao grande envolvimento do Núcleo Gestor e de todos os professores”, complementa.

A gestora acrescenta ainda que o fato de as escolas contarem com professores com perfil de alfabetizador foi determinante para o avanço obtido. “São realmente professores com fundamentação teórica e experiência específica em alfabetização”.

O secretário de Educação de Maranguape, Gilvan Paiva, também mostra entusiasmo com os resultados da avaliação recentemente divulgada. “Nosso município obteve o segundo melhor resultado nas cidades acima de 100 mil habitantes, os municípios mais populosos do Estado”, destaca.

Segundo Gilvan, a conquista vai além de números, estatísticas e indicadores. “Este resultado é relevante pelo caráter incentivador e mobilizador que provoca na comunidade de educadores. Produz novo ânimo, credibilidade e confiança de que estamos no caminho certo na busca de uma educação de qualidade. É também a demonstração do compromisso e prioridade que a educação tem em Maranguape”.

Para comemorar os bons resultados alcançados e reforçar a valorização dos professores, a Secretaria de Educação promoverá uma festa, no dia 18 de junho, em que os professores das 31 escolas receberão homenagens – além de gratificação salarial. Vale lembrar que Maranguape ofereceu reajuste salarial de 15% aos professores efetivos – um dos maiores índices de reajuste salarial na atividade docente em todo o Ceará.

Fonte: Prefeitura de Maranguape