Sem categoria

Vanessa anuncia empenho para acabar com violência no campo

O assassinato do agricultor Adelino Ramos, o Dinho, semana passada em Rondônia, levou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM) a fazer um discurso no plenário do Senado, em que destacou o trabalho do companheiro morto e o empenho que todos devem ter para acabar com a violência no campo.

Para Vanessa, o motivo do crime foi “a luta de Dinho pela regularização fundiária, pela reforma agrária e pela organização dos trabalhadores rurais”, acrescentando que “ele dizia sempre que uma das melhores formas de banir a presença de criminosos daquela área era a presença do Estado. E foi ele que convenceu o Governo do Estado do Amazonas que era preciso levar o Idam para lá”, contou a senadora.

Para ajudar na superação do problema, a senadora anunciou que apresentou um requerimento para formar uma comissão externa de Senadores para ir à região – Acre Amazonas, Rondônia e Pará. “E principalmente vamos lutar para que o Senado Federal possa ajudar o Brasil, o Governo brasileiro a desvendar esses crimes e não permitir que a insegurança volte a reinar no campo do Brasil e nos campos da Amazônia principalmente”.

Ela anunciou também a medida discutida pela Presidência da República , na reunião de emergência hoje no Palácio do Planalto, que seria uma espécie de intervenção na tríplice divisa entre os Estados do Amazonas, Rondônia e do Acre, onde diz que existe uma situação de completo descontrole.

“As ameaças de morte são frequentes na região do sul de Lábrea. Há dois meses, o gerente do Idam de Nova Califórnia, Sr. Geraldo Cáceres, pediu socorro à Secretaria de Produção por causa das ameaças que vinha sofrendo. A Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas mandou uma equipe do Batalhão Raio para o local, mas Cáceres foi removido do local para evitar sua morte”, contou a senadora.

Ela explicou que o Idam é a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Amazonas. O Idam passou a ter dois escritórios no município de Lábrea: um, na sede do município, e outro, na região sul do município, que fica a mais de 400 quilômetros de distância da sede, que é a localidade de Nova Califórnia.

A região, divisa dos estados do Acre e de Rondônia, é onde vivia Dinho, uma das maiores áreas de confronto entre os pequenos agricultores, que buscam ,uma sobrevivência produtiva, respeitando o meio ambiente, e os desmatadores, que não têm o menor escrúpulo, avalia Vanessa Grazziotin.

Elogios e cumprimentos

A senadora elogiou o Governo do Estado do Amazonas, que, “sabendo da situação de insegurança gerada em Nova Califórnia, tem tomado as devidas providências”, estendendo os cumprimentos ao governador Omar Aziz, ao Secretário de Segurança, Zulmar Pimentel, e o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra.

Vanessa também elogiou a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que, juntamente com o Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, lançou de imediato, uma nota de repúdio em relação ao ocorrido, comprometendo-se não apenas com a família de Dinho, mas com os movimentos e a sociedade, a apurar e investigar duramente o ocorrido e não permitir que os assassinos continuem impunes.

De Brasília
Márcia Xavier