Alepi terá sessões transmitidas com linguagem de sinais

 Começa hoje, 1º de junho, a tramissão das sessões da Assembleia Legislativa do Piauí através da Linguagem dos Sinais. A inovação tem como foco atender deficientes auditivos, que poderão acompanhar pela TV Assembleia tudo o que acontece em plenário.

libras - internet
A tradução será realizada por dois técnicos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Clevisvaldo Pinheiro e Márcia Rúbia de Oliveira Lima que foram contratados para atuar durante as transmissões, das sessões plenárias.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), decidiu adotar mais essa inovação, com o objetivo de melhorar a interação entre o Poder Legislativo do Pauí e a população piauiense, que pode acompanhar diariamente as atividades dos parlamentares através da TV Assembleia.

A Língua Brasileira de Sinais, que foi reconhecida pela Lei 10.436/2002, é usada pela maioria dos deficientes auditivos dos centros urbanos nacionais.

Com a inovação os telespectadores com deficiêcia auditiva, que acompanham as atividades do Legislativo em mais de 23 cidades do Piauí, onde a TV Assembleia chega, poderão entender o que os deputados representates de sua região estão realizando em plenário.

"É importante que se tenha cada vez mais acesso e é pra isso que a Assembleia vem trabalhando, se queremos estar mais perto do povo temos que adotar as medidades necessárias", afirma o presidente Themístocles Filho.

Fonte: Acesse Piauí